Inscrições abertas

V Festival de Música da Paraíba homenageia Marinês

publicado: 22/02/2022 12h40, última modificação: 22/02/2022 12h40

As inscrições para a 5ª edição do Festival de Música da Paraíba foram abertas nesta quarta-feira (9), com a publicação do edital da competição no Diário Oficial do Estado. O evento, que acontecerá de forma híbrida, inscreve até o dia 6 de março. A personalidade musical homenageada é a cantora e compositora Inês Caetano de Oliveira - Marinês, conhecida como a “A rainha do Xaxado”, que fez sua história em Campina Grande, cidade que abrigará as primeiras apresentações das 30 canções selecionadas.

As eliminatórias da competição deste ano serão nos dias 27 (1ª eliminatória) e 28 (eliminatória) de maio, no Cine Teatro São José, em Campina Grande, e a grande final no dia 4 de junho, no Teatro Paulo Pontes, do Espaço Cultural, em João Pessoa. As inscrições devem ser feitas preenchendo um formulário eletrônico disponível no endereço: www.radiotabajara.pb.gov.br/festivaldemusica.

No edital estão descritos quais os documentos são necessários para o ato da inscrição. A competição segue oferecendo cinco premiações. Além dos três primeiros colocados, o V Festival de Música da Paraíba vai premiar o melhor intérprete e ainda o mais votado do público pela internet.

Quem pode participar - Podem participar artistas paraibanos com residência comprovada no território estadual ou artistas de outros estados, desde que igualmente comprovem ser residentes na Paraíba há pelo menos dois anos. Além disso, é preciso ter idade acima de 18 anos e se inscrever com música autoral inédita, uma vez que a natureza do festival é de revelação e valorização do artista autoral.

Realização - O evento é realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Comunicação Institucional - Secom PB, Empresa Paraibana de Comunicação – EPC e Fundação Espaço Cultural da Paraíba – Funesc. O evento cultural abre espaço para que eles possam apresentar as suas criações ainda não conhecidas do público.

Quem venceu a edição do ano anterior não pode participar. A divulgação da seleção dos participantes, após a curadoria, está prevista para o dia 7 de abril, com o sorteio da ordem nas eliminatórias no dia 8 de abril.

No local serão permitidas as presenças dos músicos, dos concorrentes, da equipe de produção, do corpo de jurados, e do público em número limitado, obedecendo aos protocolos de segurança relacionados à pandemia da Covid-19, vigentes à época da realização do referido festival.

Homenageada - Nesta edição de 2022, a personalidade musical homenageada será a cantora e compositora Inês Caetano de Oliveira - Marinês, conhecida como a “A rainha do Xaxado”. Nasceu em São Vicente Férrer-PE, no dia 15 de novembro de 1935, mas mudou-se ainda criança com a família para Campina Grande-PB, no bairro da Liberdade, lugar onde criou raízes. Em 1950, conheceu o mestre Abdias do acordeon, que apresentou a Marinês ao repertório de Luiz Gonzaga, que a encantou. A partir daí ela passou a ser a voz feminina da música nordestina, montando a Patrulha de Choque do Rei do Baião. Anos depois foi convidada por Gonzaga, a integrar as suas apresentações, seguindo para o Rio de Janeiro e foi coroada pelo mesmo, como a Rainha do Xaxado (dança típica dos cangaceiros de Lampião). Marinês faleceu em 14 de maio de 2007, aos 71 anos.

De acordo com a diretora presidente da Empresa Paraibana de Comunicação – EPC, Naná Garcez, a homenageada traz um grande legado de valorização da música nordestina. “Entendemos que o forró e todos os ritmos nordestinos são bem representativos na figura de Marinês. Não à toa ela recebeu o título de rainha do xaxado. Já era o momento de trazermos uma mulher para o hall das personalidades destacadas em cada edição deste evento”, disse.

A premiação será oferecida apenas aos participantes da final, que acontece no dia 4 de junho:

1º lugar: R$ 10.000,00 (dez mil reais)

2º lugar: R$ 7.000,00 (sete mil reais)

3º lugar: R$ 5.000,00 (cinco mil reais)

Melhor intérprete: R$ 3.000,00 (três mil reais)

Melhor canção pelo voto popular: crédito no valor de R$3.000 (três mil reais) para aquisição de equipamento ou instrumento musical