Notícias
Painel Funesc de 13 de abril aborda o universo literário infantil e incentivo à leitura

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta terça-feira, 13 de abril, a partir das 19h, mais uma edição do ‘Painel Funesc’, cujo tema em debate será "O universo literário infantil e o incentivo à leitura". Os debatedores do encontro serão os escritores paraibanos André Ricardo Aguiar, Junior Misaki e Jairo Cézar, mediados pelo jornalista Jãmarrí Nogueira e com transmissão ao vivo via YouTube (youtube.com/funescpbgov).
André Ricardo Aguiar nasceu em Itabaiana (PB), mas reside em João Pessoa. É poeta, contista, cronista, autor de livros infantis e publicou, pela Editora Ideia, em 1992, seu livro de poemas “A Flor em Construção”. Após uma viagem a Portugal, em 2003, escreveu “Bagagem Lírica”, publicado pela editora Sal e Terra. Desde pequeno, gostava de observar as coisas do mundo e tirava dali muitas histórias, que ficaram guardadas até serem escritas para o público infantil. Já adulto, depois do nascimento de sua filha, a menina também passou a ser fonte de inspiração para criação de personagens e histórias.
Junior Misaki nasceu em Patos (PB), como José Jerônimo Vieira Júnior. É um artista visual, escritor e ilustrador, fã de histórias em quadrinhos e Mestre em Artes pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua como professor efetivo na rede estadual do RN e, em 2020, foi congratulado pelo Prêmio Maria Pimentel, na chamada estadual da lei Aldir Blanc, por seu primeiro livro infantil “Clarice e a Andorinha”, muito elogiado por educadores, psicólogos, pais e jornalistas, pela temática e linguagem livre para todos os públicos.
Jairo Cézar nasceu em Joao pessoa, mas vive em Sapé (PB). É formado em letras pela UFPB e também escritor, poeta, contista, professor e roteirista de quadrinhos. Dentre suas principais obras, estão “Escrito no ônibus” (2007); “Rapunzel e Outros Poemas da Infância” (2012); “Augusto dos Anjos em Quadrinhos” (2014); “O Peso das Gotas” (2015); “João Pessoa em Quadrinhos” (2015) e “José Américo de Literatura” (2015), sendo bastante premiado com várias delas. Mantém ainda, forte atividade cultural voltada à formação de leitores e de incentivo à leitura literária nas escolas, além de palestrar sobre o tema literatura infantil.
O mediador Jãmarrí Nogueira é graduado em Jornalismo pela UFPB e pós-graduado em Jornalismo Cultural pela FIP. Trabalha como jornalista profissional há quase 30 anos, tempo em que atuou como repórter no jornal O Norte e como repórter, colunista e editor setorial nos jornais Moçada Que Agita, Correio da Paraíba e A União. Também foi colunista do Jornal da Paraíba. Como profissional de rádio, foi redator da Cabo Branco FM, apresentador na Cidade Verde AM e apresentador também na Tabajara FM. Atuou nos portais Tambaú 247 (hoje T5) e no MaisPB. Foi professor da graduação em Jornalismo na Fundação Francisco Mascarenhas. Atuou como repórter freelancer para os jornais O Globo e O Estado de S. Paulo. Atualmente, é chefe da assessoria de imprensa da Funesc, sendo ainda colunista de cinema da CBN em João Pessoa e colunista de cultura do Portal T5.
O ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais, semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana. Os encontros acontecem sempre às terças-feiras.
Serviço:
Painel FUNESC
Terça feira – 13/04/2021 - às 19h
Tema: "O universo literário infantil e o incentivo à leitura"
Convidados: André Ricardo Aguiar, Junior Misaki e Jairo Cézar (escritores)
Mediador: Jãmarrí Nogueira (jornalista)
Transmissão: TV Funesc (youtube.com/funescpbgov)