Notícias

40ª Semana Zé Lins

Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta concerto em Pilar

publicado: 29/05/2022 10h46, última modificação: 29/05/2022 10h47
Foto: Marcelo Máximo

Os moradores da cidade paraibana de Pilar, distante cerca de 50 km de João Pessoa, vão ter a oportunidade de ver de perto um concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba. O 4º concerto oficial da Temporada 2022 da OSPB será nesta quinta-feira, dia 2 de junho, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora do Pilar,  integrando a programação da 40ª Semana Cultural Zé Lins, realizada pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), no período de 1 a 3 de junho, com várias atividades culturais. A Semana Zé Lins celebra o 121º aniversário de nascimento do escritor paraibano nascido em Pilar.

Com entrada gratuita, o concerto terá regência do maestro Luiz Carlos Durier e a participação, como solista, do violinista Samuel Oliveira. A música que vai abrir o concerto é “Toada”, de José Siqueira, paraibano da cidade de Conceição, que foi compositor, maestro e fundador de vários institutos de música e arte. Logo depois, o público vai conferir a apresentação do solista Samuel Oliveira, com a execução do “Concertino para Violino n. 5”, obra do compositor alemão da Era Romântica, Friedrich Seitz.

Na sequência, a Orquestra Sinfônica da Paraíba vai executar “Traünerei (Devaneio)”, composta pelo alemão Robert Schumann; “Divertimento”, composição de outro brasileiro, Benny Wolkoff, músico nascido na cidade do Recife, em Pernambuco, e duas obras do francês Léo Delibes: “O Cortejo Bacchus – Ballet Sylvia” e “Valsa do Ballet Copélia”.

Um dos momentos especiais desse concerto será a estreia mundial de uma obra de outro artista brasileiro, o compositor e regente Tom K, também pernambucano de Recife, que vive há muitos anos na cidade de João Pessoa, onde graduou-se em Violão, na Universidade Federal da Paraíba e, com seu trabalho, tornou-se referência no meio musical. A música é a “Suíte para Orquestra – Som de Chico”, com as canções Cotidiano, Carolina, Januária, Morena dos Olhos D’Água, O Que Será, Cio da Terra e Sonho Impossível.

Para encerrar o concerto, a Orquestra Sinfônica da Paraíba vai mostrar “Suite Oriental (Os Boyaderes, Na Beira do Ganges, As Almas e Patrulha)”, do compositor francês Francis Popy.

“O que os moradores de Pilar vão ouvir vai ser um repertório bonito, agradável, emocionante e com um misto de tudo o que uma orquestra sinfônica pode apresentar, desde músicas do período clássico, romântico, à música popular brasileira e à música armorial”, disse o maestro Luiz Carlos Durier. “Nós vamos levar um repertório que é de fácil assimilação das pessoas, que elas possam, de  fato, gostar como nós gostamos de tocar”, continuou.

O maestro destacou a importância de levar a orquestra até o povo. “Os concertos  nos bairros da capital e outras cidades paraibanas sempre foram um grande sucesso. O OSPB nos Bairros é um projeto vitorioso da Orquestra Sinfônica da Paraíba, que cumpre o seu papel social, que é de levar uma atividade cultural boa, gostosa, prazerosa, para a população, e ficar perto dela, porque nas igrejas onde a gente toca as pessoas ficam muito perto da orquestra e o som atinge imensamente essas pessoas, causando nelas uma emoção que muitas vezes elas vem dizer pra gente que é indescritível”, contou.

O solista

Samuel Oliveira iniciou os estudos de violino aos 10 anos na Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque (OCC), em 2007, sob a orientação do professor Emanuel de Carvalho. Em 2009 passou a ter aulas com o professor Diogo Vasconcelos. Durante o curso, participou de audições públicas e concertos com grupos de câmara e orquestra.

Durante sua vida profissional, vem participando de diversas apresentações para personalidades e autoridades públicas. Em 2008, apresentou-se em Brasília para 33 Chefes de Estado do Mercosul, sob a regência do maestro Cussy de Almeida, e em 2014 para o Papa Francisco, em cerimônia no Vaticano (Itália), e ainda para o Primeiro Ministro de Portugal, em Portugal.

Em 2016, tocou no Plenário das Nações Unidas, em ocasião do 70º Aniversário do Unicef em Nova York (EUA). Atuou como instrumentista do Festival Virtuosi em Gravatá (PE), nas edições de 2015 e 2016. No ano de 2015, em turnê pelo Brasil, dividiu o palco com Clóvis Pereira Filho, violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira, além do maestro Spok, renomado saxofonista pernambucano. Ainda em 2015, participou de uma gravação de CD/DVD na Itália com a Orquestra Criança Cidadã, que teve a participação da solista Yoko Kubo (Japão). No ano seguinte, acompanhou o solista e professor Sávio Santoro com a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Durante esses anos de estudo, teve a oportunidade de ser regido por grandes maestros como: Cussy de Almeida, João Carlos Martins, Victório Seccanti, Nilson Galvão Jr., Luiz Carlos Durier, Rafael Garcia e Lanfranco Marcelletti Jr, atual regente da Orquestra Sinfônica de Xalapa, no México. Participou da Orquestra Sinfônica da UFPE em 2016, e realizou master classes com Su-Hyun Park Altino, Yoko Kubo e outros.

Em 2019 ingressou na Universidade Federal de Pernambuco. Já atuou como músico da Orquestra Sinfônica da Paraíba e da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, e participou do Festival de Música Folclórica na China, ao lado do  maestro Spok, momento em que dividiu o palco executando músicas de frevo com passistas. Atualmente está vinculado com a UFPE, onde tem aulas com a professora Dra. Paula Bujes.

 

O regente

O maestro Luiz Carlos Durier nasceu em João Pessoa. É o regente titular da Orquestra Jovem há 25 anos e, em setembro de 2013, foi nomeado diretor artístico e regente titular da OSPB. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Sob sua batuta já se tornou tradição a Jovem apresentar estreias mundiais com excelente qualidade técnica e artística.

Na UFPB, concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical ensinando: Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência. Como professor de regência participou das Semanas da Música na UFRN e IF Sertão – PE e como regente da Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba.

Na condição de regente convidado, Durier conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN, Orquestra Criança Cidadã do Recife, Orquestra do Estado do Mato Grosso e Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB), dentre outras.

Na sua formação como regente, foi aluno de Wolfgang Groth, Nelson Nuremberg, Guilhermo Scarabino e o maestro Osvaldo Ferreira. Participou de Master Class com os maestros Kurt Masur e Dante Anzolini. Ainda teve como mestres o maestro José Siqueira, José Alberto Kaplan, Iara Bernette, Violeta de Gainza, Guilhermo Campos e Horácio Schafer.

Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, e ainda do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Tem acompanhado com frequência, artistas populares com a OSPB e OSJPB, a exemplo de Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione “Marrom”, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Kátia de França, Nathalia Bellar e Chico César, sempre com grande sucesso de público e crítica. No ano de 2012, recebeu a Comenda de Honra ao Mérito do Rotary Internacional, pelo brilhante desempenho profissional frente à OSPB.

 

SERVIÇO

Orquestra Sinfônica da Paraíba

4º Concerto Oficial da Temporada 2022

Dia: 2 de junho (quinta-feira)

Hora: 19h

Local: Paróquia Nossa Senhora do Pilar, na cidade de Pilar (PB)

Solista: Samuel Oliveira

Regência: Maestro Luiz Carlos Durier