Notícias

IV Confronto de Gerações reúne repentistas de cinco Estados do Nordeste, quarta-feira (17), na Funesc

publicado: 15/12/2025 17h42, última modificação: 16/12/2025 14h21
Foto: Thercles Silva

O IV Confronto de Gerações será realizado nesta quarta-feira, dia 17, a partir das 20h, reunindo repentistas de cinco Estados do Nordeste no teatro Paulo Pontes, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em João Pessoa. Uma equipe de veteranos cantadores enfrentará um time de repentistas mais jovens do Piauí, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Entre os repentistas experientes estão Ivanildo Vila Nova (PE), Rogério Meneses (PB), Antônio Lisboa (RN), Zé Viola (PI) e João Lourenço (PB). Já a equipe dos mais novos conta com Helânio Moreira (RN), Daniel Olímpio (PE), Evaldo Filho (PB), Cícero Cosme (CE) e Alex Luna (CE). O mais experiente tem 80 anos de idade: Ivanildo Vila Nova. Já o mais novo, Alex Luna, tem 21 anos.

Por enquanto, o placar do Confronto de Gerações está 2 a 1 para os mais experientes, levando em conta os resultados das três primeiras edições do evento. A Comissão julgadora será formada por Raulino Silva (RN), Felipe Pereira (RN) e Erasmo Ferreira (PB). A apresentação ficará por conta do declamador Iponax Vila Nova (responsável também pelos projetos ‘De Repente no Espaço’ e ‘De Repente na estrada’, realizados pela Funesc.

Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa e, aos poucos, foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular.

Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

Conheça o time dos veteranos:
Ivanildo Vilanova (PE) - O mais experiente do confronto – com 80 anos - e um dos maiores repentistas da atualidade. Nascido em Caruaru (PE), cresceu acompanhando o pai, o cantador José Faustino Vila Nova, nas cantorias. É coautor de ‘Nordeste Independente’, música gravada por Elba Ramalho.
Rogério Meneses (PB) - É natural de Imaculada (PB), onde iniciou sua carreira de repentista. É formado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, cidade onde reside atualmente. Tem 30 anos de profissão na cantoria.

 

Antônio Lisboa (RN) - Nasceu no Rio Grande do Norte e atualmente reside no Recife, onde se formou em Música. Com mais de 30 anos de carreira, já participou de inúmeros festivais com premiação na grande parte deles. É também conhecido por sua militância artística pela luta da organização da categoria. Há mais de 25 anos, atua em dupla com o repentista Edmilson Ferreira.

Zé Viola (PI) - Zé Viola é o nome artístico de José de Moura, nascido em Bocaina (PI). Dono de uma voz privilegiada, é um dos cantadores mais requisitados para os festivais de repentistas que acontecem pelo País. Além de álbuns solo, o piauiense já gravou discos com Moacir Laurentino, Ivanildo Vila Nova, Dedé Laurentino e outras feras do repente. Zé Viola tem mais de 30 anos de carreira.

João Lourenço (PB) - João Lourenço é natural de Pilar (PB), Engenho Corredor, mesma propriedade rural onde nasceu o grande romancista José Lins do Rego. Começou a cantar em 1977. Dedicou-se por sete anos ao coco e depois adotou a viola. Mudou-se para Pernambuco em 1984, quando começou a atuar em dupla com Rogério Menezes. Atualmente João Lourenço reside em Caruaru (PE).

Time da nova geração:
Helânio Moreira (RN) - Nasceu em Natal (RN) mas atualmente reside em Serra de São Bento (RN). Descobriu o dom da cantoria quando ainda era adolescente, ouvindo o programa ‘Poesia, Verso e Viola’, na companhia de seu pai, que também tinha habilidade para compor. Já disputou mais de cem festivais.

Evaldo Filho (PB) - Nasceu na cidade de Sumé (PB) e tem apenas 26 anos. Ouvindo desde criança o pai cantar e o acompanhando em eventos de cantoria com outros colegas, o jovem artista já se destaca na nova geração do repente.

Daniel Olímpio (PE) - Filho de Olímpio Antônio da Silva, Daniel Olímpio nasceu no sítio Avencas, distrito de Gravatá (PE), em 1962. Em 1984, vendo o seu pai como profissional da viola e seus irmãos, Isaías e João Olímpio, também como cantadores, manifestou o desejo de ingressar na mesma atividade. O artista soma 40 anos como cantador, tendo realizado vários programas em rádios pernambucanas.

Cícero Cosme (CE) - O cearense Cícero Cosme é um talento da nova geração de repentistas nordestinos. Começou a cantar profissionalmente ainda aos 16 anos de idade e, desde então, já se apresentou com vários poetas renomados do Nordeste, além de ter participado de festivais. Cícero também é responsável pela realização do Festival Nacional de Cantadores Repentistas, que acontece anualmente na cidade de Aurora, no Ceará.

Alex Luna (CE) - Alex Luna é poeta, cantador, repentista, cantor e compositor. Natural da cidade de Aurora, no Cariri do Ceará, ele é artista desde a infância (quando se apresentou ao lado de grandes nomes como Oliveira de Panelas). Alex Luna é um dos grandes destaques entre a juventude repentista.