Notícias

Ministrado por Marcelo Gentil

Funesc realiza workshop de elaboração de projetos culturais

publicado: 25/08/2022 16h33, última modificação: 25/08/2022 16h37
Marcelo Gentil

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) recebe, na próxima terça-feira (30), o workshop Pensando Projetos Culturais em Periferias Urbanas, que tem como facilitador Marcelo Gentil, vice-presidente do Grupo Olodum. A atividade tem como público-alvo profissionais com atuação na cadeia produtiva da produção cultural, preferencialmente relacionado a entidades negras, com noções prévias de elaboração e/ou execução de projetos.

 

O workshop acontece das 8h às 12h, no auditório 1 do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. As inscrições devem ser feitas online, por meio de formulário disponível no site funesc.pb.gov.br.

 

O objetivo geral da formação é desenvolver um treinamento por meio da socialização de informações teóricas e da capacitação técnico-prática, a respeito da elaboração de projetos culturais, com foco no financiamento público, privado, e nos editais, no âmbito da cultura afro-brasileira.

 

A ação tem como objetivos específicos repassar informações técnicas específicas (método científico) para a elaboração e execução de projetos culturais, com base em experiências bem sucedidas; trabalhar os conceitos e teorias essenciais à elaboração de projetos culturais; trocar informações a respeito do planejamento, execução e avaliação de projetos dentro de um prazo e orçamento estabelecidos; trabalhar a construção uma estrutura lógica para a elaboração e avaliação de projetos culturais.

 

A carga horária do workshop é de cinco horas/aulas em turno único. A oferta é de 30 vagas. No primeiro momento, serão explanados e debatidos com os participantes conceitos e definições científicas e populares dos itens/partes do projeto, incluindo a apresentação de exemplos. Na sequência, serão formados cinco grupos compostos por seis participantes que trabalharão juntos para desenvolver as minutas de projetos culturais, com base na sequência abordada. Espera-se que ao final do workshop os participantes estejam dominando as informações, conceitos e ferramentas básicas para a elaboração de projetos culturais viáveis e factíveis.

 

O workshop é uma realização da Funesc em parceria com a Escola Olodum e conta com apoio da prefeitura de João Pessoa por meio da Funjope.

 

Facilitador - Marcelo Gentil é vice-presidente do Grupo Olodum, licenciado em História, especialista em gerência social pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

 

 

Serviço:

 

Workshop Pensando Projetos Culturais em Periferias Urbanas

Data: 30/08, das 8h às 13h

Ministrante: Marcelo Gentil

Local: Auditório 1 do Espaço Cultural José Lins do Rego

Inscrições gratuitas: funesc.pb.gov.br