Notícias

27 a 30 de abril

Funesc realiza Mês da Dança, com atividades em João Pessoa e Campina Grande

publicado: 26/04/2023 19h10, última modificação: 26/04/2023 19h13
DJ Zebb faz discotecagem no Bailaço

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) inicia, nesta quinta-feira (27), o evento ‘Abril Mês da Dança 2023’. A programação se estende até domingo (30), com apresentações artísticas, baile, jam e atividades formativas no Cineteatro São José, em Campina Grande, Espaço Cultural e Theatro Santa Roza, em João Pessoa. 

Nesta quinta (27) e sexta-feira (28), acontecem os Diálogos Dançantes, em parceria com o Projeto MoveMente (UFPB). O evento, que acontece das 16h às 20h, no Auditório 1 do Espaço Cultural, conta com exibição de curta sobre dança, palestras e mesas redondas com temáticas que contemplem o interesse de profissionais que atuam com dança no ensino não formal, com o intuito de disseminar conhecimentos e estimular trocas de saberes durante a semana em que se comemora o Dia Internacional da Dança, 29 de abril.

A primeira mesa redonda da quinta-feira (27) traz o tema “Dança e Deficiência”. Para discutir o assunto, as convidadas são Carolina Teixeira, Kilma Toscano e Deyseane Santana. Em seguida, o debate será sobre “Dança para crianças em espaços de ensino não formais”. As debatedoras são Juliana Ribeiro, Anadara Vidal e Ali Cagliani.

Na sexta-feira (28), a mesa redonda das 16h é "Eu posso viver de Dança?". As convidadas são Carolina Teixeira e Bachata Delas - Luana e Roana. Às 18h, o debate é sobre o tema "Quero entrar no mercado, e agora? - administração na prática, dia a dia buscando o empreendedorismo”. Para debater o assunto, foram convidadas Vanessa Lira, Helyne e Alexandre e Yasmin Bittencourt.

Mostra Pedagógica - Ainda na sexta-feira (28), acontece a 4ª Mostra Pedagógica da Escola de Dança do Theatro Santa Roza, a partir das 19h. A ação acontece anualmente, visando  incentivar alunas e alunos a criarem suas próprias coreografias e experimentá-las em palco. Para essa edição o balé e a dança contemporânea serão os estilos mais usados nas coreografias. 

A produção completa é realizada na intenção de incentivar o protagonismo, isso com o olhar atento das professoras Antonieta Soares, Claudia Cavalcante, Denilce Regina e Rejane Gomes, além do professor Fábio Brandão, para as coreografias que serão apresentadas.

Bailaço - No sábado (29), tem edição especial do Bailaço, começando às 19h, no Teatro de Arena do Espaço Cultural, em João Pessoa. Comemorando em grande estilo o Dia Internacional da Dança, esta edição especial do Bailaço terá discotecagem de Zebb, DJ e produtor musical que, a partir de uma formação transdisciplinar, transita também em áreas como video arte e interatividade. O host da noite é o coreógrafo Vant Vaz.

Campina Grande - No sábado (29) e domingo (30), a programação chega a Campina Grande. As atividades acontecem no Cineteatro São José. A programação do primeiro dia conta com sete oficinas dos mais variados estilos, começando às 8h e encerrando às 20h30, horário em que o palco será ocupado pela Mostra de Dança. O evento terá participação dos grupos Laboratório Urbano Coletivo Artístico; Passo a Passo Núcleo de Dança; Palácio das Artes Suellen Caroline e Grupo de Cultura Popular Ariús. Para fechar a noite, tem discotecagem com a DJ Karina Karay.

No domingo (30), tem roda de conversa sobre a cena da dança atual em Campina Grande, seguida de exibição do documentário “Gaga, o amor pela dança”, com Ohar Naharin e direção de Tomer Heymann. Na sequência, tem a Jam do Povo - roda de dança, encontro para improvisação. Para encerrar a noite, a discotecagem fica por conta de Nbeatzz.



Programação Completa - Abril Mês da Dança 

Dias 27 e 28/04 - 16h às 20h - Auditório 1 - Espaço Cultural

"DIÁLOGOS DANÇANTES" - Parceria da FUNESC com o Projeto MoveMente (UFPB)

DIA - 27/04
16h - Mesa Redonda e exibição do filme “Sola”
Tema: “Dança e deficiência”
Composição da mesa: Carolina Teixeira, Kilma Toscano e Deyseane Santana.

Carolina Teixeira é artista da performance e professora. Investiga o fenômeno da deficiência nas artes cênicas do Brasil e exterior. É autora do livro Deficiência em Cena( 2. edição - offset 2022). Consultora em acessibilidade estética para cena.



Kilma Toscano de Almeida - Licenciatura e Bacharelado em Ed. Física pela UFPB; Psicomotricista pela UNIFIP; Especialista em Dança e Consciência Corporal pela Gama Filho/RJ e em Ginástica de Academia pela UNIPÊ Ex-coreógrafa do Projeto de Extensão do Curso de Letras  e Pedagogia da UFPB. Professora de Dança e Coreógrafa do Colégio Marista.

Deyseane Santana é coreógrafa e dançarina formada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2014). Aluna do curso de Licenciatura em Dança na UFPB. Trabalha na APAE-JP como professora de Dança e atua também como alfabetizadora de crianças com deficiência.


18h - Mesa redonda - "Dança para crianças em espaços de ensino não formais”
Composição da mesa: Juliana Ribeiro, Anadara Vidal e Ali Cagliani. 

Juliana Ribeiro possui Licenciatura em Dança pela Faculdade Angel Vianna (2004), especialização em Estudos Contemporâneos em Dança pela UFBA (2005) e mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). É professora do departamento de Artes Cênicas na UFPB e cursa o doutoramento em Educação Artística pela Universidade de Lisboa (Portugal).

Anadara Vidal, estudante do curso de Lincenciatura em Dança da UFPB, monitora do Projeto Canguru-Movimentando Pais e Filhos, experiência em aulas de dança para criança em ensino formal.

Ali Cagliani - Multiartista Licenciada em Teatro pela UFPB. Atua como gestora e professora da Fazendo Arte (Associação Artística). No ensino regular exerce função como docente de arte na Prefeitura de João Pessoa. No cenário artístico atua como atriz, bailarina, cantora e iluminadora, além de produzir e dirigir espetáculos, shows e eventos. Como professora ministra aula de teatro, dança, expressão corporal, interpretação para música, musicalidade e movimento criativo, este último seguindo a linha de pesquisa de seus estudos em dança para crianças.


DIA 28/04

16h - Mesa redonda - Tema: "Eu posso viver de Dança?”
Composição da Mesa: Carolina Teixeira e Bachata Delas - Luana e Roana

Bachata Delas - Roana Borges Barbosa e Luana Brandão são estudantes da Licenciatura em Dança da Universidade Federal da Paraíba. Atuam como professoras e pesquisadoras de Bachata, dança e ritmo latino da República Dominicana.



Carolina Teixeira é artista da performance e professora. Investiga o fenômeno da deficiência nas artes cênicas do Brasil e exterior. É autora do livro Deficiência em Cena( 2. edição - offset 2022). Consultora em acessibilidade estética para cena.


18h - Mesa Redonda - Tema: "Quero entrar no mercado, e agora? - administração na prática, dia a dia buscando o empreendedorismo “
Composição da Mesa: Vanessa Lira, Helyne e Alexandre e Yasmin Bittencourt  

Helyne Soares e Alexandre Moroni iniciaram parceria em 2017 e são pesquisadores-artistas-docentes das danças de salão e, especificamente Helyne, também da dança do ventre. São desenvolvedores de um sistema de práticas pedagógicas - o Sistema Fluir - direcionado ao ensino-aprendizagem das danças de salão, por meio do qual ministram aulas em modo presencial e online desde 2018. Também ministram aulas presenciais em João Pessoa-PB.

Yasmin Bittencourt é aluna do curso de Licenciatura em dança na UFPB e atua a 5 anos no mercado de festas infantis de João Pessoa, sendo 1 ano e meio a frente do “Mundo dos sonhos”.

Vanessa Lira é professora graduada em Dança pela UEA - Universidade do Estado do Amazonas desde 2009. Em 2012, abriu o Studio VL especializado em Danças Árabes, que funciona até hoje. Organizadora de eventos e espetáculos que dialogam com as Danças Árabes e suas fusões. Como bailarina,  já participou de diversos festivais a nível nacional sendo Campeã do Hathor Festival em 2021. Também atua como professora de Artes da rede Municipal onde tenta desenvolver práticas de dança em sala de aula.



Dia 28/04 - 19h -Theatro Santa Roza

4ª Mostra Pedagógica da Escola de Dança do Theatro Santa Roza
Ingressos antecipados pelo Whatsapp (83) 98812-4591, no valor de R$5,00
Ingressos na bilheteria - R$10,00 (inteira) e 5,00 (meia)
Outras informações podem ser obtidas pelo Whatsapp: (83) 98812-4591.


Dia 29/04 - 19h30 - BAILAÇO  - Teatro de Arena - Espaço Cultural
DJ: Zebb | Host: Vant Vaz
Apresentações: Karla Oliveira e Jack Keysy (ForróLab); Leila Araújo; Grupo Fenix; Helyne e Alexandre; Jaciara Xavier; Gabriel Martins; Andressa Nunes; End of Station; Cauê e Cyss; Laura Suassuna; Grupo Pé de Frevo; Adailton Nascimento e Pedro Henrick; Helene Soares; Federação de Dança Desportiva da Paraíba 


Dias 29 e 30/04 - Cine Teatro São José - Campina Grande

Dia 29/04 (sábado)
Oficinas:
08h • Forró: saindo do zero.
Ministrantes: Luiz Careca e Karen Cabeluda.

Luiz Careca e Karen Cabeluda A dupla de Campina Grande ministra aulas de Dança de Salão agregando técnicas da comédia Stand Up. A Cabeluda é Licenciada em Dança pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB e o Careca é graduando do mesmo curso. A dupla ministra aulas no Núcleo de Dança Passo a Passo como também na ‘Gafieiragem’ espaço para aulas personalizadas. 

09h30 • Jazz Funk: Estudo e Performance.
Ministrante Emili Lira

Emili Lira - Nascida em Campina Grande, iniciou seus estudos na dança em 2013 com Dança de Salão e logo em seguida no mesmo ano iniciou no Ballet clássico, onde teve sua maior formação na modalidade. Em 2017 decidiu estudar regularmente o Stiletto e o Jazz Funk. De 2019 até os dias atuais, iniciou e continua ministrando aulas regulares de Stiletto, Jazz Funk e KPOP.

11h • Dança Popular.
Ministrante: Grupo de cultura popular Ariús. 

Grupo de cultura popular Ariús - Fundado em 1 de junho de 2015 com objetivo de pesquisa e divulgação de folclore brasileiro e com isso, contribuir com a preservação da cultura e identidade nacional. Tem direção geral e artística do coreógrafo Roberto Gomes. 


14h00 • Danças Urbanas.
Ministrante: Jardel Melo.

Jardel Melo Natural de Campina Grande – PB. Dançarino, professor, coreógrafo e produtor cultural, ingressou na dança no início de 2012, na cidade de Pocinhos-PB onde deu início aos seus estudos em Danças Urbanas, aprofundando principalmente o Hip Hop, Popping e Breaking. Faz parte da produção da @pocinhosbattle há 5 anos. Desde de 2014 é dançarino e coreógrafo da dupla @lesfreres33. Em 2018 ingressou na Cia Balé cidade de Campina Grande. Atualmente ministra aulas regulares de Danças Urbanas e faz parte do Laboratório Urbano Coletivo Artístico.@laboratoriourbano4. 


15h30 • Respiração Consciente.
Ministrante: Cecília Marum.

Cecília Marum Massoterapeuta e instrutora de Yoga. Estudou Teatro no Centro de Arte e Cultura, em Campina Grande, e é aluna da graduação em Teatro pela Universidade Federal da Paraíba. Suas pesquisas e trabalhos vêm sendo desenvolvidos através de práticas de respiração consciente e concentração, a fim de cultivar a sensibilidade para o estado de presença, promovendo assim, movimentos mentais e corporais seguros e conscientes. 




17h • Corpo Presente.
Ministrante: Regina Albuquerque.

Regina Albuquerque - Atriz/Performer em Teatro e Cinema, atualmente arte-educadora no Projeto Tamanquinhos das Artes, encenadora em Teatro e Dança, professora no Teatro Municipal Severino Cabral (2014-2020), assessora na SECULT/PB (2011-2014). Preparadora de elenco e estuda o corpo com o foco no trabalho de atuantes da cena. 


18h30 • Dança Popular Ancestral
Ministrantes: Ceci Amorim e Luci Lima. 

Ceci Amorim, natural de Campina Grande - PB. Multiartista, atua na dança desde os 12 anos de idade, integrante de diversos grupos de cultura popular. Entusiasta sobre dança, música e todo universo da cultura popular, buscando sempre aprender novos conhecimentos, tendo como base do saber popular estar atenta a oralidade e as experiências cotidianas.

Luci Lima, natural de Campina Grande-PB. Envolta em dança de matriz africana desde os 10 anos de idade. Atualmente integrante do grupo de cultura popular Ariús, onde compõe o corpo de dançarinos, buscando sempre incrementar novos conhecimentos na área da dança a partir de oficinas, apresentações e ensaios.

20h30 - Mostra de Dança

Participações: Laboratório Urbano Coletivo Artístico; Passo a Passo Núcleo de Dança; Palácio das Artes Suellen Caroline; Grupo de Cultura Popular Ariús

20h50 - Discotecagem
DJ Karina Karay.


Dia 30/04 (domingo)

● 14h  - Roda de conversa sobre a cena da dança atual em Campina Grande

● 15h  - Exibição do Documentário "Gaga, o amor pela dança" , com Ohad Naharin - Direção: Tomer Heymann
● 16h às 19h - Jam do Povo: Roda de dança, encontro para improvisação através da
dança, independente da linguagem.
Discotecagem com Nbeatzzz