Notícias

Funesc abre temporada 2025 do projeto De Repente na Estrada no município de Soledade

publicado: 21/05/2025 09h59, última modificação: 21/05/2025 10h48
Felipe Pereira (RN) e Luciano Leonel (PE)

 

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, na quarta-feira (28), a primeira de 2025 do projeto “De Repente na Estrada”. O município paraibano de Soledade foi escolhido sediar a abertura desta nova temporada com a poesia de Felipe Pereira (RN) e Luciano Leonel (PE). A apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova. O acesso é gratuito e a apresentação acontece a partir das 19h30, na Vila Soledade.

 

Luciano Leonel é pernambucano de Cachoeirinha (PE). Começou a cantar aos 17 anos na cidade de Bonito, tendo como dupla o poeta já veterano Luiz Andrade. O artista marcou presença em centenas de festivais e cantorias pelo Brasil, principalmente pelo Nordeste. Ao todo, foram quase 300 festivais sem contar com as edições do desafio nordestino de cantadores, evento mais importante da cantoria nordestina. Tem trabalhos gravados com Hipólito Moura e participações em mais de 30 DVDs de festivais. Também fez parte do projeto ‘Cordel nas escolas’, de 2009 a 2012, no qual lecionava literatura de cordel na rede municipal de Caruaru (PE).

 

 

Aos 28 anos, Felipe Pereira é atualmente um dos mais jovens cantadores e repentistas da arte da cantoria. O Jovem poeta começou sua carreira em 2011 participando de projetos culturais promovidos pela prefeitura do Natal. Em 2013 encarou o mundo do repente como profissão inspirado e motivado por grandes nomes da viola como Ivanildo Vila Nova, Os Nonatos e Raimundo Caetano. Já apresentou o seu trabalho em vários municípios do Nordeste, além de realizar turnês em São Paulo (SP) e participar no programa ‘Caldeirão do Huck’, da TV Globo.

 

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

 

 

 

 De Repente na Estrada - O projeto, que teve início em 2022, já passou por várias cidades paraibanas, como uma extensão do ‘De Repente no Espaço’, que acontece desde 2015 nas dependências do Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa. Em Soledade, o projeto conta com apoio da prefeitura, por meio da sua Secretaria de Cultura. Até novembro, a caravana também passará pelas cidades de Juru, Sumé, Picuí, Pocinhos, Itaporanga, Paulista e Guarabira.

 

 

 

 

De Repente na Estrada - Soledade 

Data: 28/05/2025

Repentistas: Felipe Pereira (RN) | Luciano Leonel (PE)

Local: Vila Soledade 

Horário: 19h30