Na Galeria Archidy Picado

Exposição traz temática sobre o fim dos tempos

publicado: 18/03/2022 15h16, última modificação: 18/03/2022 15h21
Exposição tem curadoria de Sylvia Werneck

As escolhas destrutivas do ser humano e o esgotamento dos recursos naturais para a manutenção de um estilo de vida moderno são alguns dos aspectos apresentados na exposição “Vou te mostrar o caminho do inferno para que você possa se desviar dele”, que será aberta no dia 17 de março, às 17h, na Galeria de Arte Archidy Picado, instalada na Fundação Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa.

Esta será a primeira exposição selecionada pelo Edital de Ocupação dos Espaços Expositivos da Funesc 2020 e tem curadoria de Sylvia Werneck, crítica de arte, curadora, pesquisadora, professora e membro das Associações Brasileira e Internacional de Críticos de Arte.

De acordo com o presidente da Funesc, Pedro Santos, os editais foram lançados entre 2019 e 2020, mas as execuções precisaram ser suspensas devido a pandemia da Covid-19. No entanto, com o retorno gradual das atividades presenciais, “agora assumimos o compromisso de honrar os resultados dos editais de ocupação da Galeria Archidy Picado”, explicou.

A exposição é gratuita e ficará aberta à visitação pública até o dia 29 de abril, reunindo obras de quatro artistas de gerações diferentes – Conceição Myllena, Flaw Mendes, Renata Pedrosa e Sidney Philocreon – os quais, em comum, trazem, através de suas peças, o diálogo com temas relacionado ao fim dos tempos, provocando reflexões sobre o descompasso entre a natureza e a humanidade, os movimentos entre criação e destruição, morte e renovação.

Em diferentes linguagens, os trabalhos vão do desenho à pintura, instalações, performance e tecnologia, oferecendo a possibilidade de reflexão sobre os rumos que a civilização vem tomando, com evidentes perigos à sobrevivência da própria espécie humana.

Entre as obras, estão as instalações “Vidrocracia”, “Discurso”, “Campo Minado”, “Arquiteturas antropomórficas 03”, “Cloacas”, “Tiro certo, lucro duvidoso” e “Vazão”; as telas “Infernal 1 e 2”, “Arquiteturas antropomórficas 01 e 02” e as performances “Aporia & Distopia”.

Na opinião de Pedro Santos, o que Sylvia e os artistas envolvidos trazem com essa proposta é, antes de tudo, um questionamento sobre quem somos e o que queremos desse projeto de civilização, “com provocações críticas que desnudam o hiperconsumismo da sociedade moderna e hábitos marcantes de uma civilização adoentada”.

A exposição fica aberta ao público até o dia 29 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e nos finais de semana e feriados, das 10 às 16h. Para ter acesso, é obrigatório o uso de máscara e a apresentação do cartão de vacinação contra a COVID-19.

Serviço

Exposição: “Vou te mostrar o caminho do inferno para que você possa se desviar dele”

Local: Galeria de Arte Archidy Picado – Espaço Cultural da Paraíba

Lançamento: 17/03/2022, às 17h