De Repente na Estrada chega a Princesa Isabel

publicado: 03/11/2022 13h47, última modificação: 03/11/2022 13h47

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, dia 18 de novembro, às 20 horas, a 11ª edição do projeto ‘De Repente na Estrada’, desta vez no município de Princesa Isabel. A exibição gratuita vai ocorrer na Escola Municipal Carlos Alberto e traz a dupla de repentistas Sebastião Dias (RN) e Severino Pereira (PB). A apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova, coordenador do projeto.

Sebastião Dias nasceu no sítio Timbaúba / Ouro Branco, no munícipio de Jardim do Seridó, no Rio Grande do Norte e, desde cedo, a partir da leitura de folhetos de cordel e das cantorias de viola, passou a trabalhar com a arte do improviso. Em 2012, foi eleito prefeito em tabira (PE).

Severino Pereira é violeiro e repentista, natural do município de Princesa Isabel (PB), e há cerca de duas décadas vem participando de festivais por todo o Nordeste. Ele também apresenta programa de rádio sobre poesia de improviso, mostrando diversos artistas e modalidades da cantoria.

O projeto ‘De Repente na Estrada’ é realizado no formato presencial desde janeiro de 2022, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB). O objetivo da ação itinerante é visitar uma cidade paraibana a cada mês, levando a cultura popular ao interior da Paraíba e, para isso, conta com a participação de 30 repentistas de seis estados do Nordeste: Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão.

Programação 2022

18/11, 20h – Princesa Isabel, com Sebastião Dias (RN) e Severino Pereira (PB)
Local: Escola Municipal Carlos Alberto

2/12, 20h – Itabaiana, com Erasmo Ferreira (PB) e João Lourenço (PB)