5 a 7 de maio

Caravana Interatos chega a São Mamede com oficina e espetáculo

publicado: 03/05/2022 14h03, última modificação: 03/05/2022 15h09

A programação da Caravana Interatos chega a mais uma cidade paraibana nesta semana. A próxima parada é no município de São Mamede, que recebe e oficina de teatro ministrada pela atriz Valquiria Gonçalves e o espetáculo Guara-Mamo, com a Cia. Mutuca.

A programação é gratuita (realizada pelo Governo do Estado da Paraíba, através da Fundação Espaço Cultural da Paraíba – Funesc).

A oficina será realizada nesta quinta (5) e sexta (6), sempre das 19h às 22h, no auditório da Secretaria de Educação do município. As inscrições são feitas presencialmente, na Secretaria de Cultura e Turismo. A idade mínima para participar é 14 anos. Já o espetáculo Guara-Mamo será apresentado no sábado (7), às 19h, no mesmo auditório da oficina.

Os artistas participantes foram selecionados por meio de edital. Desde a abertura, que aconteceu no dia 14 de abril, a Caravana Interatos já passou pelas cidades de Pedras de Fogo, Duas Estradas e Solânea. Até 2 de julho, data do encerramento, o projeto também leva espetáculos e oficinas aos municípios de Monte Horebe, Poço Danças, Serra Grande, Esperança, Monteiro, Ouro Velho, São João do Rio do Peixe e Baía da Traição.

Oficina, com Valquiria Gonçalves - O projeto consiste em desenvolver aptidão e apreciação teatral em adolescentes e adultos, que através do teatro desenvolverão habilidades trabalhando o lúdico, a criatividade e habilidades corporais expressivas. A metodologia aplicada na sala de aula é teórica e prática norteada pelos ensinamentos de Constantin Stanislávski, onde ação física e ação interior, norteiam a prática do ator, sempre priorizando, a experimentação no próprio corpo para que o aluno se torne apto a enfrentar os desafios e conflitos que o cerca.

Cia Mutuca de Circo e Teatro -  No ano de 2015, o grupo foi formado e realizou um estudo de campo acerca da cultura do vale do Gramame, focando na coleta de histórias e causos populares dessa região, no intuito de valorizar e rememorar as raízes da construção da identidade cultural brasileira. Tem em sua formação quatro atores: Aquiles Nud, Lívio Brandão, Vladimir Santiago e Walter Olivério. Após dois anos de pesquisa junto aos indígenas, quilombolas, pescadores e artistas populares do vale, o material coletado resultou no espetáculo intitulado Guara-Mamo.

Sinopse Guara-Mamo - Com três contadores de histórias que se desdobram em vários personagens, e um músico construindo a trilha sonora desta aventura, Guara-mamo remonta contos e causos dos mestres e mestras do Vale do Gramame numa mescla de poesia, circo, teatro, música e muita imaginação. Como um mergulho num rio de águas profundas, esses contadores carregam o público a um mundo imaginário repleto de fantasias e também de verdades, com relatos que colocam em suspensão nossos conhecimentos e trazem à tona a sabedoria de um povo que está na gênese de nossa sociabilidade. São quatro histórias que chamam atenção pelo seu criativo enredo, pela emoção e pelos desfechos surpreendentes.

Caravana Interatos – São Mamede – 5 a 7 de maio
CARAVANA INTERATOS 2022 – São Mamede - Teatro

Oficina de Teatro com Valquiria Gonçalves
Dias 5 e 6 de maio das 19 às 22h