Notícias

‘De Repente no Espaço’ traz a poesia de Severino Feitosa e Miro Pereira

publicado: 04/11/2024 16h15, última modificação: 04/11/2024 16h18
1 | 2
2 | 2
Miro Pereira, repentista
Severino Feitosa, repentista

 

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, na quarta-feira (6) mais uma edição do ‘De Repente no Espaço’. A edição de novembro traz Severino Feitosa (PE) e Miro Pereira (RN) como convidados. A apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento. A cantoria acontece no Mezanino 2 do Espaço Cultural José Lins do Rego, a partir das 19h30. A entrada é gratuita.

Severino Feitosa é poeta, repentista e radialista. Nasceu em Santa Terezinha, região do Pajeú Pernambucano, e aprendeu a arte do repente com o pai, que era agricultor e poeta, praticando a cantoria nos dias de folga do roçado, com outros cantadores da região. Assim, tendo seu pai como primeiro parceiro, Severino foi se aperfeiçoando na arte e, quando completou 21 anos, fez sua primeira cantoria.

 

A partir daí, passou a viver da profissão, somando até hoje mais de 50 anos de carreira. Já morou em diversos municípios paraibanos, como Patos, Cajazeiras,  Guarabira e João Pessoa. Atualmente, reside em Campina Grande (PB) e se destaca como um dos grandes nomes do repente de todos os tempos.

 

Francimiro Pereira Dantas, mais conhecido como Miro Pereira, é filho de Raimundo Cardoso Dantas e Rita Pereira da Silva e nasceu em 22 de julho de 1965 no sítio Saco, município de Patu, no Rio Grande do Norte. Começou a cantar profissionalmente em 1985, com o cantador Raimundo Antônio dos Santos. Na época, ambos trabalhavam na Rádio Rural de Petrolina, apresentando um programa vespertino.

 

Durante muito tempo, foi parceiro de Louro Branco, com quem já se apresentou e organizou diversos festivais pelo Nordeste. Antes da pandemia, apresentava-se quase todos os anos nas edições presenciais do projeto De Repente no Espaço, da Funesc. Atualmente reside no município de João Dias (RN), somando quase quatro décadas de profissão e representando muito bem a poesia nordestina.

 

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

Sobre o projeto – O ‘De Repente no Espaço’ é um projeto da Funesc lançado em julho de 2015 e faz parte das ações de ocupação do Espaço Cultural. Em 2022, o projeto ganhou uma versão itinerante em parceria com o Detran, passando por 11 cidades paraibanas e levando o nome de ‘De Repente na Estrada’. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto.

 

Serviço:

De Repente no Espaço - novembro

Data: 06/11, às 19h30

Local: Mezanino 2 - Espaço Cultural

Repentistas: Severino Feitosa (PE) e Miro Pereira (RN)

Apresentação: Iponax Vila Nova
Gratuito