Notícias
‘De Repente no Espaço’ traz a poesia de Daniel Olímpio (PE) e Zé Viola (PI)
A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta quarta-feira (3) mais uma edição do ‘De Repente no Espaço’. A edição de julho traz os poetas Daniel Olímpio (PE) e Zé Viola (PI). A apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento. A cantoria acontece no Mezanino 2 do Espaço Cultural José Lins do Rego, a partir das 19h. A entrada é gratuita.
Zé Viola é o nome artístico de José de Moura, nascido em Bocaina (PI). Dono de uma voz privilegiada, é um dos cantadores mais requisitados para os festivais de repentistas que acontecem pelo País. Além de álbuns solo, nos quais interpreta belas canções da essência nordestina, esse piauiense já gravou discos com Moacir Laurentino, Ivanildo Vila Nova, Dedé Laurentino e outros feras do repente. Zé Viola tem mais de 30 anos de carreira. É atualmente um dos grandes nomes da cantoria e do repente no Brasil.
O outro convidado desta quarta-feira é Daniel Olímpio, filho de Olímpio Antônio da Silva e Juliana de Albuquerque, nascido nasceu no sítio Avencas, distrito de Gravatá (PE), em 1962. Em 1984, vendo o seu pai como profissional da viola e seus irmãos, Isaías e João Olímpio, também como cantores, manifestou o desejo de ingressar na mesma atividade, mas não contou com muito incentivo da família. Mesmo assim, contrariando as recomendações, pegou a viola do pai e encarou o ofício. O artista soma 40 anos como cantador, tendo realizado vários programas em rádios pernambucanas, como a Rádio Planalto Carpina, Rádio Difusora de Limoeiro, Rádio Cultural de Vitória, Vitória FM, Gravatá FM e Rádio Vale do Ipojuca. Já participou de mais de 500 festivais, ganhando mais de 300 troféus.
Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.
Sobre o projeto – O ‘De Repente no Espaço’ é um projeto da Funesc lançado em julho de 2015 e faz parte das ações de ocupação do Espaço Cultural. Em 2022, o projeto ganhou uma versão itinerante em parceria com o Detran, passando por 11 cidades paraibanas e levando o nome de ‘De Repente na Estrada’. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto.
Serviço:
De Repente no Espaço - julho
Data: 03/07, 19h
Local: Mezanino 2 - Espaço Cultural
Repentistas: Daniel Olímpio (PE) e Zé Viola (PI)
Apresentação: Iponax Vila Nova
Gratuito