Funesc realiza evento em comemoração ao Dia Nacional do Braille

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), realiza, na terça-feira (4), programação especial em alusão ao Dia Nacional do Braille, comemorado oficialmente em 8 de abril. O evento é uma iniciativa da coordenação da Biblioteca Juarez da Gama Batista e Grupo de Trabalho da PB da Rede de Leitura Inclusiva. A programação traz oficinas, lançamentos, bate papos, música e contação de histórias. A abertura será às 8h, na biblioteca e as atividades se estendem até às 17h30. O acesso é gratuito e as atividades serão transmitidas pela web rádio Luz e Arte, dos usuários do Instituto dos Cegos da Paraíba

Após a solenidade de abertura, acontece às 8h30 a oficina gratuita “Acesso ao livro e leitura: um direito de todas e todos” com Angelita Garcia e Perla Assução do Instituto Dorina Nowill. Para participar, é preciso se inscrever enviando os dados para o e-mail bibliotecafunesc@gmail.com. A oferta é de 30 vagas.

Em seguida, às 10h, está programado o lançamento do selo “Mobilidade Sustentável / Canal informativo: Cecograma quem conhece?”. A atividade conta com o poeta e bibliotecário Sander Lee, representante do Correio. Às 11h, a programação apresenta bate papo com a doutora Joana Belarmino sobre seu novo livro,  “O que vê a cegueira?”.

No turno da tarde, às 14h, haverá declamação do texto “Não é a dependência da visão que impede o cego de viver”, com José Roberto Feliciano (Betinho Feliciano). Dando continuidade à programação, às 14h20, Paulo Chagas é homenageado. Ele é o primeiro bibliotecário com deficiência visual do estado da Paraíba. Às 14h30, acontecem quatro mesas de diálogos. A primeira aborda o tema “Literatura acessível: você já pensou sobre isso?”, mediada pelo professor Marco Lima. A segunda aborda o tema “A teoria ocupacional na deficiência visual” com Rafaella Moreira de Farias, do Comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB. Outro tema abordado é “Acesso ao livro e leitura: um direito de todas e todos” com Perla Assunção e Angelita Garcia da Fundação Dorina Nowill para Cegos. Por fim, está programada a mesa “Como as politicas públicas de cultura promovem o acesso a informação para todos e todas”, com Lau Siqueira, Secretário Estadual de Cultura.

Para as crianças, haverá Contação de histórias no Espaço Infantil da Biblioteca, com Gerluce Limeira Guimarães, professora do ICPAC; Maria de Lourdes Teixeira da Silva, UFPB. A criançada também poderá participar de sessão especial no Planetário, às 15h. Na sequência, a programação traz o lançamento do acervo em Braille na Biblioteca Juarez da Gama Batista. Para finalizar, haverá apresentação do trio Os Maiores do Forró às 16h30.

 

Programação completa “Dia Nacional do Braile: Encontro da Rede de Leitura Inclusiva da Paraíba”

04 de abril

Espaço Cultural José Lins do Rego – Biblioteca Juarez da Gama Batista

Manhã:

08:00 – Boas Vindas: Coordenação da Biblioteca Juarez da Gama Batista e Grupo de Trabalho da PB da Rede de Leitura Inclusiva.

8:30 – Oficina: “Acesso ao livro e leitura: um direito de todas e todos” com Angelita Garcia e Perla Assução do Instituto Dorina Nowill. (Oficina gratuita, com inscrições através do e-mail: bibliotecafunesc@gmail.com – 30 vagas)

10:00 – Lançamento do Selo “Mobilidade Sustentável / Canal informativo: Cecograma quem conhece? Com o poeta e bibliotecário Sander Lee, representante do Correio.

11:00 – Bate papo com a Dra. Joana Belarmino sobre seu novo livro: “O que vê a cegueira”.

Tarde:

14:00 – Reinício das atividades:

Declamação: Não é a dependência da visão, que impede o cego de viver, com José Roberto Feliciano / Betinho Feliciano

14:20 – Homenagem:

Paulo Chagas, primeiro bibliotecário com deficiência visual do estado da Paraíba.

14:30 – Mesa de diálogos – Literatura acessível: você já pensou sobre isso?                                             (Mediação: Professor Marco Lima)

“A teoria ocupacional na deficiência visual” com Rafaella Moreira de Farias –  Comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB.

“Acesso ao livro e leitura: um direito de todas e todos” com Perla Assunção e Angelita Garcia – Fundação Dorina Nowill para Cegos.

“Como as politicas públicas de cultura promovem o acesso a informação para todos e todas” com Lau Siqueira – Secretário Estadual de Cultura

14:30 – Contação de histórias no Espaço Infantil da Biblioteca, com Gerluce Limeira Guimarães,  professora do ICPAC; Maria de Lourdes Teixeira da Silva, UFPB.

15:00 – Sessão especial no Planetário

16:00 – Lançamento do acervo Braille na Biblioteca Juarez da Gama Batista

16:30 – Atração cultural – Trio Os Maiorais do Forró!

Ainda teremos;

14:30 – Contação de histórias no espaço infantil da Biblioteca Juarez da Gama Batista comGerluce Limeira Guimarães professora do Instituto dos Cegos

da Paraíba e Maria de Lourdes Teixeira da Silva, bibliotecária da Biblioteca Central da UFPB

** As atividades serão transmitidas pela web rádio Luz e Arte dos usuários do Instituto dos Cegos da Paraíba

Deixe uma resposta