Orquestra Infantil do Estado da Paraíba
A Orquestra Infantil da Paraíba foi fundada pela Professora Izabel Burity e coordenada pela maestrina Norma Romano de 1986 a 2014. A maestrina foi quem motivou a criação da OIEPB, aperfeiçoando e popularizando o ensino da música, dando uma sólida formação orquestral para aqueles que desejassem continuar a carreira de músico, enriquecendo os conhecimentos dos que acolhem a música como um complemento para obter uma sólida educação.
Atualmente, a orquestra segue sob a batuta do regente Marcelo Vasconcelos, Deyse Firmino como regente da iniciação orquestral e Gustavo Gines de Paco como professor auxiliar dos sopros, que seguem o legado deixado por Norma Romano de promover a descentralização e democratização do acesso da população às diferentes atividades artísticas, divulgando um repertório sinfônico universal, enfatizando a interpretação da música brasileira e, em especial, da nordestina. Ao longo de anos, a orquestra tem realizado apresentações no Brasil e no exterior, se destacando principalmente na interpretação do seu repertório de peças eruditas.
A Orquestra Infantil da Paraíba é um bem cultural que faz parte da Orquestra Sinfônica da Paraíba, e como tal, visa à formação cultural e social da criança e do adolescente por meio da prática instrumental. Para tanto, fomenta anualmente o ingresso de novas crianças através de audições que buscam selecionar os instrumentistas mirins.
Marcelo Vasconcelos é violinista de formação. Iniciou seus estudos aos 4 anos, integrando o Projeto Espiral da Funesc, e foi spalla da Orquestra Infantil da Paraíba, sob regência da maestrina Norma Romano. Formou-se bacharel na UFPB e foi membro fundador do Grupo Armorial Marista, Orquestra de Câmara de João Pessoa, Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e Orquestra Sinfônica da UFPB. Trabalhou como professor auxiliar na OIEPB por três anos. Atualmente integra o quadro efetivo de músicos da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba e é maestro da Orquestra Infantil da Paraíba.