Notícias

Projeto Interatos apresenta atrações no Dia da Criança e oficinas

publicado: 09/10/2019 18h13, última modificação: 11/10/2019 10h54
Teatro, dança e circo no Dia das Crianças

Fotos: Divulgação

A edição de outubro do projeto Interatos traz oficinas, espetáculos e atividades integradas ao Espaço da Criança, ação multicultural organizada pelo governo do Estado através da Funesc para comemorar o Dia da Criança, neste sábado (12). Às 15h30, o Ballet Jovem da Paraíba apresenta ‘Gala de Repertórios Clássicos’, na Praça do Povo do Espaço Cultural. Em paralelo, a gerência de circo coordena a Recreação Circense, a partir das 16h. No mesmo horário, a gerência de teatro coordena a apresentação do espetáculo ‘Misterioso’, no Teatro Paulo Pontes. A entrada é gratuita, mas o público precisa adquirir senhas para ter acesso.

Na sexta-feira seguinte, dia 18, a gerência de dança dá início ao eixo formativo da edição deste mês, com a palestra ‘Movimento Autêntico: Uma Abordagem intersubjetiva das relações somáticas’, com Soraya Jorge (RJ). No dia 19, acontece a oficina para Grupo Introdutório de Movimento Autêntico, para a faixa etária a partir de 16 anos. No dia 20, a oficina é dirigida para o Grupo de Aprofundamento. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo e-mail dancafunesc@gmail.com.

A programação do Interatos de outubro teve início na última quarta-feira (9), com o espetáculo ‘O Show dos Circos Tradicionais’. A apresentação foi dedicada a estudantes da rede pública de ensino e lotou o Teatro de Arena.

Parcerias e patrocínio - A Fundação Espaço Cultural da Paraíba, realiza mensalmente o projeto Interatos, com o patrocínio do Ministério da Cidadania/ Secretaria Especial da Cultura e Bradesco, colocando o estado no roteiro das principais produções de teatro, dança e circo do país. O evento conta, ainda, com apoio da PBGás e Hotel Ambassador e tem parceria com o Grupo de Teatro Lavoura. A edição do mês tem, ainda, apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e CEARTE.

Interatos - Realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba, o ‘Interatos – Mostra e Formação Permanente de Teatro, Dança e Circo’ promove mensalmente apresentações e atividades formativas (oficinas, cursos, debates, rodas de conversa, seminários) com artistas paraibanos, nacionais e internacionais.

Sob gerência de Angela Navarro, o setor de Dança tem programação regular nos equipamentos da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), complexo cultural com uma das maiores áreas construídas na América Latina, lugar central e seguro que possui entre seus equipamentos uma escola de dança, com cerca de 500 alunos. Já a parte de Teatro tem coordenação de Suzy Lopes e mantém um curso anual de formação, além de oficinas e montagens teatrais. A gerência de circo tem à frente Josemberg Pereira e conta com a Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm, onde são realizados cursos de formação regulares e atividades lúdico-educativas para jovens, adultos, crianças e bebês.

Recreação Circense - A recreação conta com intervenções de artistas circenses locais dos diversos seguimentos artísticos existente na classe (Tradicional, artista de rua, artista independente e trupes). A realização se dar a partir das esquetes de palhaços e números de circo. interagindo diretamente com o público presente. O evento será no 12 de outubro de 2019 pelo projeto interatos que tem o patrocínio do Bradesco, dentro da programação do “Espaço da Criança” realizado pelo governo do Estado da Paraíba através da Funesc.

“Misterioso”, com Núcleo de Estudos Teatrais (NETs)  - Dizem que quem conta um conto, aumenta um ponto. Esse ditado popular representa bem o ponto de partida para a criação do espetáculo “Misterioso”, que se monta e remonta em cena por um grupo de teatro que, a partir de fragmentos de imagens, memórias e textos, termina por inventar sua própria versão de “O Romance do Pavão Misterioso”. Aqui, mais do que a história de amor entre João Evangelista e a condessa Creusa, já conhecida através dos folhetos da literatura de cordel, aborda-se a capacidade criativa do ser humano perante os desafios da vida. Esse aspecto pode ser visto na contação da história, como, por exemplo, na invenção de um misterioso pavão-máquina de voar para ajudar na jornada do herói apaixonado, bem como no próprio engendramento do espetáculo, que, longe de constituir-se como uma narrativa cênica linear, vai se formando e se refazendo através de diferentes referências e pontos de vista. Na busca por esta atualização de uma narrativa do passado, os atores e atrizes terminam por recontar suas próprias memórias e histórias de vida, para, desse modo, tecer, no aqui e agora da efêmera cena teatral, mais uma versão dessa clássica história, numa linguagem contemporânea, voltada especialmente para o público infanto-juvenil.

 “Gala de Repertórios Clássicos”, com Ballet Jovem da Paraíba – Coreografias de grandes clássicos dos ballets de repertório. O Ballet Jovem da Paraíba, companhia de dança criada e dirigida por Denilce Regina, nasceu em 2000 e de lá aos dias atuais, vem desenvolvendo trabalhos e projetos na área de dança nas suas mais diversas linguagens. Ao longo de seus 19 anos de existência, a companhia utiliza a dança como forma de poesia. Contando hoje com 10 participantes, traz para comemoração do Dia das Crianças importantes coreografias do repertório clássico. O Ballet Jovem da Paraíba vem representando a dança de nossa cidade em estados e países vizinhos em competições, festivas e outros projetos. | Ficha Técnica: Direção e adaptação: Denilce Regina | Bailarinos: Tâmara Ribeiro, Ludmila Viana, Nicoly Fernandes, Heloísa Alves, Heloá Vidal, MariaLuiza Pires, Rodolfo Pereira, Lyedson Fidélis, Geovane Diniz, Júnior Lourenço.

Movimento Autêntico -  Abordagem somática relacional, uma Prática do Testemunho, que se dá por uma pesquisa de investigação do movimento, do gesto, da palavra e da relação com o outro. Tem como objetivo desenvolver uma escuta apurada dos impulsos corporais, explorando uma interrogação: “o que me leva a mover?”. Seu objetivo é propiciar um contato com estes impulsos para que, conscientemente, se possa expressá-los ou contê-los. À medida que a pessoa vai escutando sua própria corrente de movimento interno em constante contato com o externo, vai se apropriando melhor das relações que estabelece consigo e com o mundo, alimentando o fluxo vital que percorre seu corpo e estabelecendo novas e mutantes relações entre o dentro e fora, seu corpo e o mundo, seu corpo e outros corpos. Uma prática que possibilita o exercício da presença com uma constante relação com a criação da vida, propulsora de muitos sentidos, dando forma ao que chamo de estéticas sensoriais.

Soraya Jorge -  Soraya Jorge, especialista em movimento, dançarina contemporânea e professora de Consciência do Movimento, formada pela Escola Angel Vianna, Nos anos 90 vai morar nos EUA onde tem a oportunidade de entrar em contato com essa abordagem na Califórnia e fazer a formação no Authentic Movement Institute, além de estudar e praticar diretamente com Janet Adler por 10 anos. A partir do final dos anos 90, em suas visitas ao Brasil começa a oferecer cursos livres de Movimento Autêntico, até que em 2000 volta a residir no Rio de Janeiro. A partir de então, além de manter grupos de prática, apresenta o Movimento Autêntico em variados Congressos, Encontros e Festivais no Brasil e no Exterior.

 

Interatos – outubro

12/10 – Espaço da Criança – Teatro, dança e circo

15h30 – Gala de Repertórios Clássicos - Ballet Jovem da Paraíba – Local: Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego

16h – Recreação Circense - Local: Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego

16h – Espetáculo “Misterioso”, do Núcleo de Estudos Teatrais (NETs) - Local: Teatro Paulo Pontes

 

Dia 18/10 – Interatos dança

19h – Palestra - Movimento Autêntico: uma abordagem intersubjetiva das relações somáticas, com Soraya Jorge (RJ)

Local: Auditório 3 – Mezanino 2

Aberta a todos os públicos

19/10

14h às 18h – Oficina Movimento Autêntico Grupo Introdutório - 30 vagas – faixa etária: partir de 16 anos

Local: CEARTE - Escola de Dança

Inscrições gratuitas: dancafunesc@gmail.com

20/10

09h às 12h e 14h às 17h – Oficina Movimento Autêntico Grupo de Aprofundamento* - 30 vagas

*Necessário ter participado de grupo introdutório

Local: CEARTE - Escola de Dança

Inscrições gratuitas: dancafunesc@gmail.com