Projeto Gafieira tem show de Bella Raiane e Junina Paraíba

publicado: 15/12/2022 13h27, última modificação: 15/12/2022 13h28
BELLA RAIANE1.jpg

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, no próximo sábado, dia 17, mais uma edição do projeto Gafieira. A atração será Bella Raiane. Apresentação gratuita começa às 18h, no Teatro de Arena do Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa. Comum nos subúrbios cariocas, a gafieira é associada aos bailes populares, tendo o samba, o arrasta-pé e a boêmia como raízes.

Bella Raiane cantará acompanhada de uma banda formada por Gilson Machado (Bateria), Júnior Blaw (Baixo), Donizete Ferreira (Zabumba e Pandeiro) e Otacílio Feitosa (Percussão). No repertório, canções autorais da paraibana e também sucessos nacionais. Logo nos primeiros acordes, a plateia vai perceber que “num instante a gafieira virou um forró”!

“Vamos tocar forró! O repertório terá, inclusive, duas músicas autorais: Forró Mimoso e Me Encantei. Composições minhas. E o show também terá clássicos do forró, com canções de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Anastácia, Santanna e Trio Nordestino”, disse Bella.

Ela acrescentou que não faltarão na apresentação músicas de paraibanos e ‘paraibanados’ que enriquecem a cena musical de nosso Estado e do País, como Flávio José. Os saudosos Jackson do Pandeiro, Genival Lacerda, Pinto do Acordeon e Marinês também estão no repertório.

Outra atração desta edição do projeto Gafieira, a Junina Paraíba existe desde 1997, em João Pessoa. Essa quadrilha foi Campeã Municipal em 2001 e 2002, além de vice-campeã municipal em 2004 e campeã estadual em 2009. Seus integrantes estarão participando da festa, dançando ao som do show de Bella Raiane e em apresentação solo.

Projeto Gafieira foi iniciado em outubro deste ano e já recebeu nomes como Os Fulano, Maria Sem Vergonha, Helton Souza, Pagode do Meu Agrado e Escola de Samba Unidos do Róger. Edição especial do projeto festejou os 90 anos de Zé Katimba, dia 11 de novembro, com um show do artista paraibano. Esta mesma edição contou com a participação de Mirandinha Sambista, Zé Inácio, Coco de Oxum, Ana do Coco e Vó Mera, além da Escola de Samba Império do Samba.

Um ponto de destaque do projeto é o incentivo para que a população possa conhecer o Espaço Cultural, além de ocupar a área externa, oferecendo uma atração ao público que frequenta o local nos finais de semana. As edições revezam personalidades do samba ou forró, além de escolas de dança convidadas para promover interação entre dançarinos profissionais e o público.

Bella Raiane - Sanfoneira, cantora, compositora, multiinstrumentista e professora, Bella Raiane é natural de Cajazeiras, sertão paraibano. Ela deu seus primeiros passos na música ainda criança sob a influência do pai, zabumbeiro e pandeirista.

Chegando a João Pessoa, participou do projeto social PRIMA como violinista, iniciando sua carreira profissional no grupo Fulô Mimosa, Orquestra de Violões da Paraíba e posteriormente na Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste.

Apresentou-se diariamente na Praia do Jacaré durante dois anos, em um dos eventos turísticos mais disputados da capital paraibana a bordo de um catamarã. Bella é licenciada em música com habilitação em acordeom pela UFPB.

Em 2021 gravou seu primeiro CD: ‘Forró na Paraíba’. Participou do Programa ‘Só Elas’, da Rede Globo Nordeste, e fez parte do Time de Michel Teló no programa The voice Brasil (2021) da Rede Globo.

Em 2022 apresentou-se com sua banda no Festival Fibra (Festival Instrumental Brasil) e participou dos shows de Bebê Kramer e Mestrinho. Recentemente lançou dois singles autorais pelo Selo Digital Balaio Music/The Orchard/Sony Music.

Já se apresentou no Festival de Música da Paraíba e no Festival Rootstock (em Belo Horizonte-MG), além de diversos festivais em várias partes do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ano passado, integrou o time de artistas do programa ‘Só Elas’, da Rede Globo Nordedste.

Já dividiu palco com Mariana Aydar, Bebê Kramer, Lucy Alves, Mestrinho, Solange Almeida e Elba Ramalho. Lista conta ainda com nomes como Raimundo Fagner, Flávio José, Santanna, o Cantador, Anastácia e Genival Lacerda.