Notícias

Projeto Agosto das Letras chega ao município de Caturité com sarau, vivências literárias e contação de história

publicado: 04/08/2025 16h05, última modificação: 04/08/2025 16h10
Juliana Soares, contação de história

De 6 a 8 de agosto, o município de Caturité recebe a caravana literária do projeto Agosto das Letras, que leva ao público uma programação gratuita com sarau poético-musical, vivências de cordel e histórias em quadrinhos, além de contação de histórias voltadas para o público infantil.

 

Realizado pelo Governo da Paraíba, por meio da Fundação Espaço Cultural (Funesc) e parceria da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), o projeto chega à sua 11ª edição e este ano homenageia a poeta paraibana Violeta Formiga. A abertura aconteceu no último dia 1º, no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, e as atividades seguem até 29 de agosto, percorrendo também os municípios de Araruna, Aparecida e Monteiro.

 

Em Caturité, as ações começam na quarta-feira (6), às 19h, com o sarau-performance do poeta menestrel Arnaldo Mendes. Na quinta (7), acontecem as vivências “Nordestinando em Cordel”, com Cláudia Teixeira, e “Quadrinizar – Vivência de Quadrinhos e Zine”, com Lucas Nóbrega, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Já na sexta-feira (8), a programação se encerra com a contação de história “Chapeuzinho de Chita e Outros Poemas”, apresentada por Juliana Soares, em duas sessões: às 9h30 e às 14h30.

 

O projeto Agosto das Letras tem como proposta promover o incentivo à leitura e à produção literária por meio de atividades descentralizadas, que dialogam com a cultura popular e as diversas linguagens artísticas. Este ano, foram selecionadas 17 propostas de ações nas áreas de contação de histórias, saraus, vivências literárias e oficinas de quadrinhos e cordel.

 

Homenageada – A edição de 2025 presta homenagem à poeta Violeta Formiga, nascida em Pombal (PB), reconhecida por sua poesia lírica e engajada. Autora do livro Contracena (1981), Violeta teve sua trajetória interrompida de forma trágica em 1982, vítima de feminicídio. Sua obra segue como referência de sensibilidade, crítica social e força poética.




Caturité - 06 a 08 de agosto

 

06/08, quarta-feira

19h - Sarau - Performance poético-musical do poeta menestrel Arnaldo Mendes

 

07/08, quinta-feira

8h às 11h e 13h às 16h - Vivência Nordestinando em Cordel, com Cláudia Teixeira

8h às 11h e 13h às 16h - Quadrinizar - Vivência de Quadrinhos e Zine, com Lucas Nóbrega

 

08/08, sexta-feira

9h30 e 14h30 - Contação de história ‘Chapeuzinho de Chita e Outros Poemas’, com Juliana Soares