Notícias
Projeto ‘De Repente na Estrada’ leva cantoria de Daniel Olímpio (PE) e Erasmo Ferreira (PB) ao brejo paraibano
O município de Duas Estradas, no brejo paraibano, é o próximo destino do projeto ‘De Repente na Estrada’, promovido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). O encontro de violas, sempre mediado pelo poeta declamador Iponax Vila Nova, acontece no sábado (10), na Estação Ferroviária, com participação dos repentistas Daniel Olímpio (PE) e Erasmo Ferreira (PB).
Daniel Olímpio é filho de Olímpio Antônio da Silva e Juliana de Albuquerque e nasceu no sítio Avencas, distrito de Gravatá (PE), em 1962. Em 1984, vendo o seu pai como profissional da viola e seus irmãos, Isaías e João Olímpio, também como cantores, manifestou o desejo de ingressar na mesma atividade, mas não contou com muito incentivo da família. Mesmo assim, contrariando as recomendações, pegou a viola do pai e encarou o ofício.
O artista soma 39 anos como cantador, tendo realizado vários programas em rádios locais, como a Rádio Planalto Carpina, Rádio Difusora de Limoeiro, Rádio Cultural de Vitória, Vitória FM, Gravatá FM e Rádio Vale do Ipojuca. Já participou de mais de 500 festivais, ganhando cerca de 300 troféus. É o organizador do Festival da Cidade de Gravatá há 26 anos, o qual foi suspenso apenas em 2020, por causa da Pandemia. Realiza, ainda, os festivais nas cidades de Chã Grande e de Passira, ambas em Pernambuco, e frequentemente promove cantorias do tipo “estado contra estado”.
Erasmo Ferreira nasceu um Aroeiras (PB) e desde pequeno sinalizava a afinidade com a arte do repente e da cantoria. Percebendo o talento do filho, sua mãe logo o presenteou com o primeiro violão, instrumento comprado de um cigano que passava pela cidade. Assim, aos 15 anos, começou a participar de apresentações e, desde então, passou a se destacar em encontros e festivais de violeiros pela região Nordeste e por todo o país.
No começo dos anos 90, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde deu continuidade à cantoria. Tem uma constante preocupação em promover a cultura nordestina, atuando em Aroeiras, Serra Branca, São Jose do Cordeiros, entre outros municípios. Já conquistou vários prêmios em festivais de violeiros e gravou três CDs, acumulando também algumas participações em álbuns de festivais com parceiros de poesia. Atualmente, Erasmo Ferreira reside em Campina Grande, onde assumiu, o cargo de presidente da Associação de Repentistas e Poetas Nordestinos (ARPN), com sede naquela cidade.
Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.
De Repente na Estrada - O projeto, que já passou por 12 cidades paraibanas, é uma extensão do ‘De Repente no Espaço’, que acontece desde 2015 nas dependências do Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa. Durante a pandemia da Covid-19, a iniciativa derivou ainda o ‘De Repente na Rede’, com transmissões online das cantorias de viola no canal da Funesc no Youtube. Em Duas Estradas, o projeto conta com apoio da prefeitura por meio da sua Secretaria de Cultura e Turismo.
Serviço:
De Repente na Estrada – Duas Estradas
Data: 10/06, 19h
Local: Estação Ferroviária
Repentistas: Daniel Olímpio (PE) e Erasmo Ferreira (PB)