Notícias

Programação virtual do 6º Agosto das Letras começa com homenagens a Lourdes Ramalho

publicado: 22/08/2020 13h55, última modificação: 22/08/2020 14h00
Painel sobre Lourdes Ramalho no Agosto das Letras

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) abriu, nesta quinta-feira (20), a 6ª edição do projeto “Agosto das Letras: Festival de Leitura da Paraíba”. Devido à pandemia da Covid-19 e a necessidade de evitar aglomerações, a programação deste ano é exclusivamente virtual e se estende até o sábado (22). A homenageada deste ano é a professora, poeta, dramaturga e pesquisadora Lourdes Ramalho, que completaria 100 anos no próximo domingo, dia 23. “Este projeto é um grande festival do livro da leitura e da literatura paraibana. Nos últimos anos, se instalou em diversos municípios da Paraíba, provocando uma verdadeira transformação na vida de muitas pessoas”, enfatizou a vice-presidente da Funesc, Raisa Agra, na abertura.

“Seguindo o princípio de agregar diversas atividades para atrair públicos variados, o Festival tem como proposta base cultivar a leitura, principalmente entre crianças e jovens”, lembrou Tatiana Cavalcante, diretora da Biblioteca Juarez da Gama Batista e uma das coordenadoras do projeto. O evento deste ano traz, até sábado, lançamento de livros, performance poética, peça de teatro, contação de histórias, declamações de cordel, bate-papos, painéis, oficinas e exposição da vida e obra de Lourdes Ramalho.   

Após as falas de abertura, foi exibida a exposição ‘No Palco com Lourdes Ramalho’, organizada pela FCJA com narração de Tatiana Cavalcante e Cybelle Macedo, diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e uma das coordenadoras do Agosto das letras. A mostra, em vídeo, apresentou relíquias do acervo da homenageada. Na sequência, o canal exibiu a peça ‘Guiomar – Rir sem chorar’, com o Grupo de Teatro da Funesc sob direção de Suzy Lopes, Tony Silva, Humberto Lopes e Leo Palma.