Notícias
Programação online ‘Funesc na Rede’ exibe Concerto de Natal com orquestras paraibanas e Coro Sinfônico
Foto: Thercles Silva
O período natalino será celebrado nesta quinta-feira (17) na programação online “Funesc na Rede”, que vai exibir o Concerto de Natal realizado no dia 15 de dezembro de 2016, reunindo a Orquestra Sinfônica da Paraíba, a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e o Coro Sinfônico da Paraíba, com regência do maestro Luiz Carlos Durier. A exibição será às 20h, pelo canal da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) no Youtube (www.youtube.com/funescpbgov).
Com um repertório alegre e positivo, como definiu o maestro, músicos e coralistas se reuniram em uma noite de celebração, mostrando composições como Suíte Lago dos Cisnes, Suíte Quebra Nozes, Festival de Natal e Seleção de Natal, entre outras. No total, foram oito músicas, começando com duas obras do compositor russo P. I. Tchaikovsky: “Suíte Lago dos Cisnes, Op. 20” e “Suíte Quebra Nozes, Op. 71A”.
Composto em 1876, por encomenda do Teatro Bolshoi de Moscou, o balé O Lago dos Cisnes notabilizou-se pela beleza da sua música e foi inspirado numa antiga lenda alemã em que o mundo tridimensional se cruza com um mundo mágico e místico. Já o balé Quebra Nozes é uma adaptação de um conto de E.T. Hoffmann feita por Alexandre Dumas e transformada em música por Tchaikovsky. Consta de 12 quadros com música alegre e brilhante.
Logo depois, foram executadas “Bells Across the Meadows – Sinos dos Prados”, de Albert Ketèlbey, compositor, maestro e pianista inglês, mais conhecido por suas obras curtas de música orquestral leve; “Valsa n° 2” (com orquestração de Rogério Vieira), do russo Dmitri Shostakovich, um dos mais célebres compositores do Século XX, e “Tuscaloosa Tango”, do compositor americano Daniel Leo Simpson.
O clima natalino invadiu o concerto em seguida, com “Festival de Natal”, do norte-americano Leroy Anderson, um dos mais notáveis compositores de música popular dos Estados Unidos, e “Seleção de Natal”, trabalho para grande orquestra e coro que reúne músicas conhecidas de todos em um pot-pourri, do maestro brasileiro Roberto Tibiriçá, titular da cadeira de nº 5 da Academia Brasileira de Música e membro honorário da Academia Nacional de Música, Rio de Janeiro.
Encerrando a noite festiva, foi a vez de “Allelluia”, de G. F. Haendel, compositor germânico, naturalizado britânico, considerado hoje um dos grandes mestres do barroco musical europeu.
Online – Os concertos das orquestras profissional e Jovem da Paraíba foram suspensos durante a pandemia da Covid-19. Para suprir parcialmente essa ausência, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) passou a disponibilizar, em seu canal no YouTube (www.youtube.com.br/funescpbgov) compilações de melhores momentos de apresentações realizadas nas temporadas de anos anteriores. A ação integra a programação online intitulada “Funesc na Rede”.
O maestro
Luiz Carlos Durier – Paraibano de João Pessoa, Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 22 anos. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente a OSPB.
Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve a frente de concertos com artistas populares como Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo e Dominguinhos.
Por cinco anos consecutivos, Luiz Carlos Durier regeu a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa junto a artistas brasileiros. No dia 5 de agosto de 2015, as orquestras paraibanas apresentaram concerto na inauguração do Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa, com a participação da cantora carioca Zélia Duncan.
No ano seguinte, a apresentação teve como destaque o cantor e compositor paraibano Zé Ramalho; em 2017, as atrações foram as cantoras paraibanas Cátia de França e Nathalia Bellar; em 2018, o também paraibano Chico César foi o destaque, e no ano passado, o concerto em homenagem à cidade de João Pessoa foi realizado na Praça do Povo do Espaço Cultural, seguido pelo show da banda Paralamas do Sucesso.
Serviço
Concerto de Natal
Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Sinfônica Jovem e Coro Sinfônico
Concerto realizado em 15 de dezembro de 2016
Regência: Luiz Carlos Durier
Exibição: 17/12/2020, às 20h
TV Funesc: www.youtube.com.br/funescpbgov