Programação ‘Funesc na Rede’ exibe concerto da Orquestra Jovem com solo de tuba e músicas populares

publicado: 24/08/2020 13h31, última modificação: 24/08/2020 13h33
Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

A MPB e a tuba são os destaques do concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba apresentado no dia 18 de junho de 2015, que será exibido na programação online “Funesc na Rede” desta quinta-feira (27). Com regência do maestro Luiz Carlos Durier, o  concerto tem músicas de um compositor italiano e de três brasileiros. A exibição será às 20h, pelo canal da Funesc no Youtube (www.youtube.com/funescpbgov).

O pernambucano Alexsandro Lima é o solista da música “Beelzebub – Fantasia para Tuba e Orquestra”, do compositor italiano Antonio Catozzi. De acordo com Durier, não é muito comum que a tuba se apresente como solista em uma orquestra, assim como se apresentam os violinos, os pianos e os instrumentos de sopro, mas Antonio Catozzi foi muito feliz em prestigiar um instrumento tão importante. “A música tem inspiração na ópera italiana. É um tema com variações, parece mesmo grandes árias de sopranos italianas cantando em óperas daquele país”, disse o maestro. Alexsandro Lima completou afirmando que mostrar o trabalho da tuba é sempre um apreço.

Em seguida vem a estreia mundial de “Fantasia Gonzaguística”, do paraibano Emanoel de Barros. “A Orquestra Sinfônica tomou para si a oportunidade de apresentar pela primeira vez a música do compositor Emanoel Barros, um jovem instrumentista talentosíssimo. Nessa fantasia há temas de Luiz Gonzaga, como Paraíba e na Feira de Caruaru”, explicou o maestro.

O momento MPB segue com a “Seleção Ari Barroso”, do Maestro Duda, com as músicas Aquarela do Brasil, Folha Morta, Risque, Maria e Baixa do Sapateiro. “Temas de Ari Barroso ganham, na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, nos arranjos do Maestro Duda, ares de música clássica, porque Ari Barroso é clássico”, afirmou Durier.

O concerto encerra com a alegria do frevo por meio de “Formigão”, música do compositor pernambucano Felinho, com arranjo do Maestro Duda.

Concertos online – Com a pandemia da Covid-19, veio a necessidade de isolamento domiciliar e os concertos das orquestras (profissional e Jovem) foram temporariamente suspensos. Para suprir parcialmente essa ausência, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) passou a disponibilizar, em seu canal no YouTube (www.youtube.com.br/funescpbgov) compilações de melhores momentos de apresentações realizadas nas temporadas de anos anteriores. A ação integra a programação online intitulada “Funesc na Rede”.

O solista

Alexsandro Lima (tuba) – É Bacharel em Música, Práticas Interpretativas do Instrumento (Tuba), pela UFPB, sob a orientação do professor Alexandre Ferreira. É natural de Paudalho (PE) e iniciou seus estudos musicais aos 16 de idade, na Banda Marcial da Escola Confederação do Equador. Mais tarde, ingressou na Sociedade de Cultura Artística 22 de Novembro, sob a regência do Maestro Paulo Lima.

Estudou tuba no Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife com os professores Estevam Vieira e Íris Vieira. Em seus estudos de graduação, Alexsandro iniciou o Bacharelado em Tuba na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 2011, sob a orientação do professor Valmir Vieira. Profissionalmente já exerce a carreira de professor. Atualmente é tubista da Banda Sinfônica José Siqueira e da Grande Banda (metais e percussão) da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

O maestro

Luiz Carlos Durier – Paraibano de João Pessoa, Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 22 anos. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente a OSPB.

Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve a frente de concertos com artistas populares como Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo e Dominguinhos.

Por cinco anos consecutivos, Luiz Carlos Durier regeu a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa junto a artistas brasileiros. No dia 5 de agosto de 2015, as orquestras paraibanas apresentaram concerto na inauguração do Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa, com a participação da cantora carioca Zélia Duncan.   No ano seguinte, a apresentação teve como destaque o cantor e compositor paraibano Zé Ramalho; em 2017, as atrações foram as cantoras paraibanas Cátia de França e Nathalia Bellar; em 2018, o também paraibano Chico César foi o destaque, e no ano passado, o concerto em homenagem à cidade de João Pessoa foi realizado na Praça do Povo do Espaço Cultural, seguido pelo show da banda Paralamas do Sucesso.

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

Concerto realizado em 18/06/2015

Regência: Luiz Carlos Durier

Solista: Alexsandro Lima (tuba)