Notícias

Programa Espaço Cultural toca músicas paraibanas contra o fascismo

publicado: 20/04/2023 11h48, última modificação: 20/04/2023 11h48
MARCIO PITILIUK1.jpeg

Dia 20 de abril é marcado pelo aniversário de nascimento de Adolf Hitler, ditador nazista e um dos maiores criminosos de todos os tempos. E o programa Espaço Cultural, na Rádio Tabajara (105,5 FM) terá uma entrevista com Marcio Pitliuk (um dos maiores especialistas brasileiros no assunto Holocausto).

Editado e apresentado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira, o Espaço Cultural (realizado pela Funesc) vai ao ar das 22h à meia-noite. Playlist desta quinta-feira, dia 20, também terá músicas paraibanas na luta contra o fascismo. Entre os artistas desse set estão Chico César, banda Gatunas, Seu Pereira e Coletivo 401.

Marcio Pitliuk acaba de lançar ‘O Engenheiro da Morte’. Romance histórico revela como a elite da Alemanha nazista impulsionou o Holocausto que matou mais de seis milhões de pessoas. Nazistas são responsáveis pelo assassinato de seis milhões de judeus, crianças, adultos e idosos, e também gays, ciganos, opositores políticos, deficientes físicos e mentais e testemunhas de Jeová.

 O Espaço Cultural também tem transmissão pelo site da emissora. Antenado com as convergências de plataformas, o programa – que só toca música da Paraíba - pode ser ouvido pelo site https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/ e, no dia seguinte à apresentação, fica disponível no canal da Funesc no YouTube.

O livro - Sem a colaboração direta da alta sociedade da Alemanha nazista, nos anos 30 e 40 do século 20, o Holocausto não teria acontecido. Esta é a premissa do romance histórico “O Engenheiro da Morte – a Participação da Elite alemã no Holocausto” (Editora Vestígio), o mais novo livro de Marcio Pitliuk, escritor, cineasta e um dos maiores especialistas no país sobre o tema.

A obra trata de um assunto pouco conhecido: o envolvimento direto de industriais, empresários, engenheiros, arquitetos, banqueiros, médicos, advogados, em síntese, de grande parte da elite alemã no maior genocídio da História Contemporânea. O único propósito dessas pessoas, segundo o autor, foi enriquecer e aumentar os lucros para suas empresas, como Volkswagen, Siemens, Oetker, Deutsche Bank, BMW, Krupp, entre outras ainda hoje na lista das mais valiosas do mundo.

Marcio Pitliuk é um dos maiores especialistas brasileiros no assunto Holocausto e, desde 2008, se dedica a divulgar o que é considerado o maior crime da Humanidade no século passado. É diretor no Brasil do Yad Vashem, o mais importante centro de pesquisas e ensino do Holocausto, sediado em Jerusalém, curador do Memorial do Holocausto de São Paulo e membro acadêmico do StandWithUs Brasil. Sobre esse tema, faz palestras, realizou três longas-metragens e escreveu outros quatro livros: “O homem que venceu Hitler” (romance histórico), “A alpinista: sexo e corrupção na Alemanha Nazista” (romance histórico) e “Sobreviventes – Volumes I e II” (com Luiz Rampazzo).