Notícias

Programa Espaço Cultural tem tributo aos cordelistas

publicado: 15/12/2021 11h49, última modificação: 04/02/2022 15h14
Cordel é tema do Programa Espaço Cultural desta quinta

 

O programa Espaço Cultural desta quinta-feira, dia 16, terá um tributo aos cordelistas. Um dos blocos do programa, realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), será dedicado ao cordel feito no Estado e aos nossos grandes cordelistas, como Leandro Gomes de Barros. No repertório músicas com influência no cordel, nas vozes de nomes como Zé Ramalho, Chico César, Jarbas Mariz e Elba Ramalho.

 

Programa editado e apresentado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira vai das 22h à meia-noite, na Rádio Tabajara (105,5 FM). Além do tributo aos cordelistas, blocos terão canções com Victor Brizeno, Titá Moura, Nathalia Bellar, Wild Santos, Tino, Didi Machado, Gatunas, Saiô Silfer, Gabriella Grisi e Yanca Medeiros.

 

A playlist também contará com dueto entre Lucy Alves e Tato, Bixarte, Polyana Resende, Renata Arruda, além de Sinamonis, banda Vieira, Chico Limeira, Totonho e Os Cabra. Ainda Seu Pereira e Musa Caliente, Sandra Belê, Toninho Borbo, Nélio Torres, Val Donato, Escurinho e banda Pegado e A Peleja.

 

O programa Espaço Cultural – que só toca música da Paraíba - pode ser ouvido pelo site https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/ e, no dia seguinte à apresentação, fica disponível no canal da Funesc no YouTube.

 

O cordel - O cordel foi originado em Portugal pelos trovadores medievais, que, nos séculos XII e XIII, cantavam poemas, espalhando histórias para a população a qual, em sua grande maioria, não era letrada. Com a criação de métodos de impressão em larga escala na Renascença, possibilitou-se a grande distribuição da palavra, que, até então, era apenas cantada. Assim o cordel nasceu, popularizando-se pelo povo por meio da exposição dos papéis pendurados em cordas — ou cordéis, como são chamadas em Portugal.

 

Chegou ao Brasil por meio dos colonizadores, popularizando-se e auxiliando na criação e manutenção do imaginário popular e folclórico dos estados do Norte e do Nordeste brasileiros. Com linguagem simples, os cordéis espalharam-se pelo Brasil por meio dos repentistas — violeiros que cantavam as histórias escritas pelos poetas de bancada, nome esse atribuído aos autores de cordéis que manufaturavam suas próprias publicações.

 

Leandro Gomes de Barros - O paraibano Leandro Gomes de Barros foi o primeiro brasileiro a escrever cordéis. Produziu 240 obras que ficaram muito conhecidas pelo imaginário popular do Nordeste brasileiro e também pelo Brasil todo. É o caso da peça ‘Auto da Compadecida’, de Ariano Suassuna, ter como influência os cordéis de Barros. O artista nasceu em Pombal, no dia 19 de novembro de 1865. Faleceu em Recife (PE), no dia 4 de março de 1918.