Notícias
Dia Nacional do Braille
Programa Espaço Cultural destaca cantoras e cantores cegos da PB
O programa Espaço Cultural desta quinta-feira, dia 7, vai destacar cantoras e cantores cegos da Paraíba, marcando o Dia Nacional do Braille (que é na sexta-feira, dia 8). Primeiro bloco do programa contará com canções das Ceguinhas de Campina, Joana Belarmino, Luciene Pereira, Suzy Bela, Beto Melo e Cacá Ribeiro.
Cacá Ribeiro é cantor e compositor, com uma trajetória influenciada pelo Musiclube da Paraíba, tendo lançado o vinil ‘Rotação e movimento’ e os CDs ‘Todo azul’ e ‘Cantando o fogo’. Joana Belarmino é professora universitária e tem em sua bagagem participações em diversos festivais de música.
Beto Melo, que também é jornalista, é autor de vários discos, como ‘Cartas e canções’, ‘Paraibanamente nordestino’ e ‘Das mil e uma noites’. Luciene Pereira é ex-vocalista da banda Anjos e Demônios. E Suzy Bela acaba de lançar o disco ‘Suzy Bela canta Beto Melo’. Ela participou do Festival Sesc Todas as tribos, em 2004, defendendo a canção ‘Triângulo’.
As Ceguinhas de Campina Grande são um trio formado pelas irmãs cantoras e compositoras Indaiá (Francisca Conceição Barbosa), Maroca (falecida em 2017) e Poroca. Cantando cantigas, cocos e outras formas do cancioneiro nordestino, elas protagonizaram o documentário ‘A pessoa é para o que nasce’, de Roberto Berliner, em 2004.
Editado e apresentado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira, o programa Espaço Cultural vai ao ar das 22h à meia-noite na Rádio Tabajara (105,5 FM), com transmissão também pelo site da emissora. Além de um bloco com músicas de cantoras e cantores cegos, conteúdo terá lançamentos de singles da cena musical de nosso Estado.
Antenado com as convergências de plataformas, o programa Espaço Cultural – que só toca música da Paraíba - pode ser ouvido pelo site https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/ e, no dia seguinte à apresentação, fica disponível no canal da Funesc no YouTube.