Notícias

Painel Funesc traz debate sobre Financiamento Coletivo nas Histórias em Quadrinhos

publicado: 30/11/2021 10h20, última modificação: 04/02/2022 15h35
Zé Wellington, Luís Carlos Sousa, Roberta Cirne e Alexey Dodsworth

 

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza nesta terça-feira, 30 de novembro, a partir das 19h, mais uma edição do ‘Painel Funesc’, cujo tema em debate será “Financiamento Coletivo nas Histórias em Quadrinhos”, mediado pelo escritor e roteirista Zé Wellington, com transmissão ao vivo via YouTube (youtube.com/TVFunesc). Os debatedores convidados são o escritor e roteirista Alexey Dodsworth; o roteirista de HQs, Luís Carlos Sousa; e a quadrinista Roberta Cirne.

 

Alexey Dodsworth é natural de Salvador (BA) e trabalha como escritor e roteirista de histórias em quadrinhos de ficção científica e fantasia. Filósofo por formação e doutor em regime de dupla formação, pelas Universidades Ca´Foscari de Veneza e USP, dedica-se a pesquisas sobre futurismo e transumanismo. Ele também é autor de livros e roteiros no gênero de ficção científica e fantasia, recebendo diversos prêmios. Entre suas HQs, estão ‘YHVH’, ‘Murder’, ‘Deus é Grande’, ‘A Máscara da Morte Branca’ e ‘Alandros de Hiroshima’.

 

Luís Carlos Sousa é formado em Letras e roteirista, revisor, professor e editor independente. Ensinou roteiro de histórias em quadrinhos no Estúdio Daniel Brandão, foi um dos organizadores da edição de 40 anos do ‘Capitão Rapadura’, personagem do cartunista Mino, e publicou ‘Imaginários 4’, da Editora Draco; ‘Antologia HQ’, da Editora Demócrito Rocha, aem de escrever os títulos independentes ‘Lola’ (com Nathália Garcia) e ‘Cavaleiro Avante’ (com Raphael Dantas). Em 2020, publicou a obra ‘Lâmina Azulada’, vencedora do Edital de Incentivo às Artes de 2016. Já realizou trabalho como organizador de eventos, designer, letrista e roteirista de gibis.

 

Roberta Cirne é formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e trabalha com ilustração desde 1992. Iniciou nos quadrinhos em 2006, com a obra ‘Passos Perdidos, História Desenhada: A Presença Judaica em Pernambuco no Século XX’, ilustrada em parceria com Danielle Jaimes. Por seu trabalho nesta HQ, Roberta ganhou o 19º Troféu HQ Mix, categoria “Grande Contribuição”. Em 2017, Roberta Cirne criou o site ‘Sombras do Recife’, no qual passou a publicar HQs de terror inspiradas no folclore e na tradição oral da capital pernambucana, sua cidade natal, trazendo personagens míticos como o Boca de Ouro, o Papa-figo e a Emparedada da Rua Nova.

 

O mediador Zé Wellington é escritor e roteirista de histórias em quadrinhos, indicado três vezes ao Troféu HQ MIX (considerado o Oscar do quadrinho nacional), tendo vencido em 2016 na categoria Novo Talento Roteirista, pelo quadrinho ‘Steampunk Ladies: Vingança a Vapor’. Em 2019, seu quadrinho ‘Cangaço Overdrive’ foi um dos semifinalistas do Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos. Em 2021, lançou ‘Luzia’, adaptação para quadrinhos do romance Luzia-Homem.

 

‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana. Os encontros acontecem sempre às terças-feiras.  

 

Serviço

 

Painel FUNESC 

Terça feira, 30/11/ 2021, às 19h

Tema: “Financiamento Coletivo nas Histórias em Quadrinhos”

Convidados: Alexey Dodsworth (escritor e roteirista), Luís Carlos Sousa (Roteirista de quadrinhos) e Roberta Cirne (quadrinista)

Mediador: Zé Wellington (Escritor e quadrinista)