Painel Funesc: debatedores defendem empreendedorismo e união de quadrinistas do NE

publicado: 05/08/2020 11h19, última modificação: 05/08/2020 11h20
Henrique Magalhães, Thaïs Gualberto e Maria Botelho

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realizou, ontem à noite (4), a quarta edição do ‘Painel Funesc’. O tema em debate foi ’30 Anos da Gibiteca Henfil’, com transmissão ao vivo pelo YouTube (youtube.com/funescpbgov).

Os debatedores foram os quadrinistas Thaïs Gualberto (criadora de ‘Olga, a sexóloga’ e ex-gerente da Gibiteca Henfil) e Henrique Magalhães (criador de ‘Maria’ e fundador da Gibiteca Henfil), com mediação de Maria Botelho (gerente da Gibiteca Henfil).

A quadrinista Thaïs Gualberto destacou a importância da Gibiteca na formação de leitores e defendeu a união de quadrinistas do Nordeste como forma de fomentar o desenvolvimento do mercado de HQ na região. “Essa união é importante pra gente se fortalecer através de parcerias orgânicas”, disse ela.

Já Henrique Magalhães agradeceu à Funesc por ter acolhido o acervo da Gibiteca Henfil e enfatizou a necessidade de empreendedorismo entre os quadrinistas para a criação de uma rede de produção independente. “Uma produção do Nordeste que circule pelo Nordeste, criando o nosso mercado independente”.

O ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 deste mês, quando o tema debatido foi ‘Dramaturgia do teatro paraibano com foco em Lourdes Ramalho ‘. Diógenes Maciel e Paulo Vieira foram os debatedores, com o ator e diretor Tony Silva como mediador.

Semana passada, o Painel Funesc teve como tema ‘Novos desafios para o circo’. Os debatedores foram a palhaça Marinalva Rodrigues, a artista circense Josilene Santos e o palhaço Kleber Marone, com mediação de Josemberg Pereira (gerente de Circo da Funesc).

Todas as edições do Painel Funesc estão disponíveis no canal da Funesc no YouTube. Para assistir à edição da noite de terça-feira passada – que teve o tema ‘Novos desafios para o circo’ – basta clicar no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=m1hSLeBe6xY