Notícias

Painel Funesc debate procedimentos para o ‘novo normal’ em bibliotecas públicas

publicado: 24/07/2020 19h24, última modificação: 24/07/2020 19h30
Painel debate novo cenário para bibliotecas públicas

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realizou, na última terça-feira (21), a segunda edição do ‘Painel Funesc’. O tema em debate foi ‘A Biblioteca Pública antes e depois da pandemia’, com transmissão ao vivo via YouTube. O vídeo continua disponível no canal (youtube.com/funescpbgov). As debatedoras foram a professora Edilene Toscano, a bibliotecária Anelise Macedo (da Biblioteca Pública Aberbal Piragibe, do município de Cabedelo) e Tatiana Cavalcante (da Biblioteca Juarez da Gama Batista, da Funesc). A mediação foi feita pela bibliotecária Cybelle Macedo (também da Funesc).

O debate começou com uma explanação sobre as atividades que a Biblioteca da Funesc oferecia antes desse período de isolamento domiciliar, destacando os projetos oferecidos e a estrutura da Juarez da Gama Batista, maior biblioteca do Estado (com um acervo de 200 mil obras). A bibliotecária Tatiana Cavalcante, coordenadora da Biblioteca Pública Juarez da Gama Batista citou projetos desenvolvidos pela unidade, como a formação de contadores de histórias, saraus, capacitação para profissionais que atuam em bibliotecas, entre outras atividades. Na ocasião, ela adiantou detalhes sobre a edição deste ano do Agosto das Letras, que será realizado em formato virtual e homenageará a dramaturga Lourdes Ramalho.

Tatiana Cavalcante falou sobre as medidas que estão sendo estudadas para retorno das atividades em tempos de pandemia pelo coronavírus. Entre os procedimentos a serem adotados diz respeito aos empréstimos e devoluções de livros, que passarão a ser agendados por telefone ou e-mail. Outra mudança é que os computadores e cabines não serão disponibilizados aos usuários no primeiro momento após a reabertura da biblioteca pública. O número de pessoas permitidas também sofrerá alteração.

Para a bibliotecária Cybelle Macedo, preocupações contínuas de distanciamento social significam que ainda levará um tempo até que as bibliotecas voltem a ser pontos de convergência para leituras e pesquisas presencialmente. “Todos os protocolos precisam ser respeitados e não será diferente com as bibliotecas”, comentou ela, lembrando que a biblioteca Juarez da Gama Batista está localizada no subsolo do Espaço Cultural, uma peculiaridade que vai demandar cuidados específicos para reduzir riscos à saúde dos profissionais e frequentadores.

Os procedimentos para o ‘novo normal’ em bibliotecas brasileiras ainda estão em processo de debate e construção. Mas apresenta-se como evidente que haverá o controle de acesso e também um controle de permanência de usuários, além de uma lista de medidas de segurança para evitar contaminação pelo Covid-19.

Já Edilene Toscano, coordenadora do Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFPB, fez um resgate histórico sobre as bibliotecas públicas e seu papel na sociedade, investimentos públicos no setor. Anelise Macedo é bibliotecária da Biblioteca Pública Aderbal Piragibe e falou sobre a unidade que gerencia no município de Cabedelo.