Notícias

Painel Funesc debate ‘Supressão da Liberdade - Arte, política e saúde’ nesta terça-feira (01)

publicado: 28/08/2020 15h56, última modificação: 28/08/2020 15h57
José Rufino, Cris Peres e Edilson Parra

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba realiza, nesta terça-feira (01), a oitava edição do ‘Painel Funesc’, a partir das 19h. O tema em debate vai ser ‘Supressão da Liberdade - Arte, política e saúde’, com transmissão ao vivo pelo YouTube (youtube.com/funescpbgov). Os debatedores serão os artistas Cris Peres e José Rufino, com mediação de Edilson Parra (artista visual e Gerente de Artes Visuais da Funesc).

 

Cris Peres é artista visual paraibana, pesquisadora e concluinte do bacharelado em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba. Tem o trabalho voltado para a experimentação, partindo do princípio da gravura no campo ampliado. Utiliza o produto industrial, principalmente o plástico, como plataforma de processo, abordando a inquietude do ser no meio em que ele se projeta.

 

José Rufino nasceu em 1965 em João Pessoa. É doutor em Geociências e professor de Artes Visuais da UFPB, artista, curador e escritor. Desde os anos 1980, já participou de centenas de exposições no Brasil e em mais de 15 países, incluindo a Bienal Internacional de São Paulo, Bienal do Mercosul e Bienal de Havana. Ganhou o Prêmio Mário Pedrosa (artista contemporâneo), conferido pela ABCA. Acabou de produzir os livros ‘Olholho’ e ‘Mosto’.

O ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho, sendo realizado uma vez por semana. Já foram temáticas do debate, por exemplo, os 30 anos da Gibiteca Henfil e a dramaturgia do teatro paraibano com foco em Lourdes Ramalho, ‘Juventude protagonista na arte’, ‘Teatro de Rua’ e ‘Cinema, Diversidade e Representação’.

 

Painel Funesc

Terça-feira, 01/09, às 19h

Tema: ‘Supressão da Liberdade - Arte, política e saúde’

Debatedores: Cris Peres e José Rufino

Mediador: Edilson Parra (artista visual e gerente de Artes Visuais da Funesc)

 

Local: TV Funesc (www.youtube.com/funescpbgov)

ENCERRAMENTO DO MÊS DA JUVENTUDE #NossaVoz

Live-show: DJ Luana Flores

Data: 30/08/2020

Encerramento do Mês da Juventude na Paraíba, que neste ano concentrou as ações em plataformas digitais levantando a hashtag #NossaVoz. O encerramento é marcado por uma live-show da DJ Luana Flores. O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), em parceria com a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).  

Luana Flores - DJ, percussionista, beatmaker e coquista, a paraibana Luana Flores iniciou sua carreira em 2007, como baterista da banda Bárbara. Em 2016, participou da fundação do grupo Coco das Manas, dando o pontapé inicial em sua pesquisa e seu foco na musicalidade da cultura popular nordestina como ferramenta social para o empoderamento feminino. Em 2018 lançou o sinfle 'Senhora Maria da Penha', em parceria com Coco das Manas e FurmigaDub.

O estilo musical que caracteriza Luana Flores é o afro-brasileiro, e é principalmente influenciada pelos ritmos do Norte e Nordeste do Brasil, trazendo uma mistura de beats eletrônicos com os ritmos da cultura popular dessas duas regiões. Também traz uma bagagem musical latina, devido a sua forte experiência com a língua espanhola em viagens pela América Latina e Espanha.

Mês da Juventude – O Dia da Juventude, comemorado em 12 de agosto, foi marcado por um mês inteiro de atividades na Paraíba. Por meio das redes sociais, foram realizados bate-papo, palestras, entrevistas, shows, painéis, concurso de redação, concurso de fotografia no celular e Webinar do Gira Mundo.

As ações envolveram as Secretarias de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Educação, Ciência e Tecnologia, além da Fundação Espaço Cultural (Funesc), Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) e Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac). As atividades foram adequadas ao ‘novo normal’, em virtude da pandemia do coronavírus, e têm o objetivo de fomentar a participação, protagonismo, autonomia e emancipação juvenil.