Orquestra Infantil da Paraíba fará Concertos de Natal no Hospital Metropolitano e no Espaço Cultural

publicado: 11/12/2019 11h03, última modificação: 12/12/2019 10h57
Design sem nome.png

O Natal será comemorado pelas crianças da Orquestra Infantil da Paraíba em dois concertos que contarão com um repertório totalmente dedicado ao período natalino. As apresentações acontecem neste sábado (14/12), às 16h, no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, e na próxima quarta-feira (18/12), às 20h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. Com regência do maestro Marcelo Vasconcelos, os concertos de Natal terão como solistas os músicos Elise Heráclito, Bianca Targino e João Pedro Nobre.

As apresentações terão início com “Jesus, Alegria dos Homens”, uma das mais famosas músicas do compositor alemão Johann Sebastian Bach, considerada um verdadeiro hino, oração do amor e da alegria.

Em seguida, terá a “Pastoral pela Noite de Natal”, parte integrante do “Concerto Grosso Opus 6, nº 8”, obra orquestral do compositor italiano Arcangelo Corelli, que terá a participação, como solistas, dos violinistas Elise Heráclito e Bianca Targino, e do violoncelista João Pedro Nobre.

“Sinfonia dos Brinquedos”, do compositor austríaco Joseph Haydn, vem logo depois. O programa continua com a execução de “Valsa das Flores”, do compositor russo Tchaikovski; “Sininhos de Natal”, compositor anônimo, e “Noite Feliz”, do austríaco Franz Xaver Gruber, essas duas últimas com arranjos de Norma Romano, primeira maestrina da OIEPB.

Marcelo Vasconcelos comemora o fato da Orquestra Infantil da Paraíba encerrar mais um ano de sua história. “Por mais um ano, conseguimos manter a tradição de um trabalho digno em educação e produção de música de concerto”.

O maestro destacou a importância do programa de fim de ano, com obras originais do repertório tradicional da Europa dos séculos XVII,  XVIII e XIX, além de canções natalinas famosas. “Teremos o orgulho de apresentar a Sinfonia dos Brinquedos, famosa obra com três movimentos atribuída a J. Haydn/Leopold Mozart,  composta para orquestra e seis brinquedos:  cuco, rouxinol, matraca, tambor e duas trombetas”, explicou.

“Traremos ainda interpretação do sexto movimento do Concerto Grosso Opus 6, N. 3, de Corelli, italiano do Renascimento, que compõe este movimento inspirado no Natal campestre, batizando-o de Pastoral pela Noite de Natal. Além dessas, o concerto conta ainda com obras famosas, aclamadas pelo grande público. Esperamos todos”, convidou o maestro.

A Orquestra Infantil da Paraíba foi fundada pela Professora Izabel Burity e coordenada pela maestrina Norma Romano de 1986 a 2014. A maestrina foi quem motivou a criação da OIEPB, aperfeiçoando e popularizando o ensino da música, dando uma sólida formação orquestral para aqueles que desejassem continuar a carreira de músico, enriquecendo os conhecimentos dos que acolhem a música como um complemento para obter uma sólida educação.

Atualmente a orquestra segue sob a batuta do regente Marcelo Vasconcelos, Deyse Firmino como regente da iniciação orquestral e Gustavo Gines de Paco como professor auxiliar dos sopros, que seguem o legado deixado por Norma Romano de promover a descentralização e democratização do acesso da população às diferentes atividades artísticas, divulgando um repertório sinfônico universal, enfatizando a interpretação da música brasileira e, em especial, da nordestina. Ao longo de anos, a orquestra tem realizado apresentações no Brasil e no exterior, se destacando principalmente na interpretação do seu repertório de peças eruditas.

A Orquestra Infantil da Paraíba se destaca como um dos poucos grupos infantis do gênero existentes na América Latina. É um bem cultural que faz parte da Orquestra Sinfônica da Paraíba, e como tal, visa à formação cultural e social da criança e do adolescente por meio da prática instrumental. Para tanto, fomenta anualmente o ingresso de novas crianças através de audições que buscam selecionar os instrumentistas mirins.

Regente – Marcelo Vasconcelos é violinista de formação. Iniciou seus estudos aos 4 anos, integrando o Projeto Espiral da Funesc, e foi spalla da Orquestra Infantil da Paraíba, sob regência da maestrina Norma Romano. Formou-se bacharel na UFPB e foi membro fundador do Grupo Armorial Marista, Orquestra de Câmara de João Pessoa, Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e Orquestra Sinfônica da UFPB. Trabalhou como professor auxiliar na OIEPB por três anos. Atualmente integra o quadro efetivo de músicos da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba e é maestro da Orquestra Infantil da Paraíba.

Concertos de Natal da Orquestra Infantil da Paraíba

Regente: Marcelo Vasconcelos

Dia: 14.12.19 (sábado)

Hora: 16h