Notícias

Obras de Joaquín Rodrigo e Scott Joplin integram concerto da Orquestra Jovem na Programação ‘Funesc na Rede’

publicado: 12/08/2020 18h55, última modificação: 12/08/2020 19h21
Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

A programação online “Funesc na Rede” desta quinta-feira (13) vai exibir trechos do concerto apresentado pela Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba no dia 21 de maio de 2015, com regência do maestro Luiz Carlos Durier, que trouxe para o público pessoense a estreia de “Fantasia para o Homem Gentil”, obra do compositor espanhol Joaquín Rodrigo, com o violonista pessoense Vinícius de Lucena como solista. Outra música executada no concerto e que será exibida nesta semana é “The Entertainer”, de Scott Joplin. A exibição será às 20h, pelo canal da Funesc no Youtube (www.youtube.com/funescpbgov).

Durier apresenta “Fantasia para o Homem Gentil” como uma obra muito importante para o violão, primeiro por esse instrumento participar como solista de uma orquestra e também por conter músicas que retratam a época medieval e a música medieval espanhola. Essa obra, que foi composta em 1954 e dedicada ao violonista também espanhol Andrés Segovia, tem quatro movimentos e é baseada em seis danças curtas escritas no Século XVII.

“The Entertainer”, do compositor e pianista americano Scott Joplin, será exibida em seguida. O maestro Durier explica que essa obra foi escrita especialmente para o piano e depois, levados pela alegria, beleza e juventude da música,  muitos  compositores  fizeram grandes arranjos para orquestra sinfônica.

Concertos online - Com a pandemia da Covid-19, veio a necessidade de isolamento domiciliar e os concertos das orquestras (profissional e Jovem) foram temporariamente suspensos. Para suprir parcialmente essa ausência, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) passou a disponibilizar, em seu canal no YouTube (www.youtube.com.br/funescpbgov) compilações de melhores momentos de apresentações realizadas nas temporadas de anos anteriores. A ação integra a programação online intitulada ‘Funesc na Rede’.

 O solista

Vinícius de Lucena (violão) - Nascido em João Pessoa, capital paraibana, teve seus primeiros contatos com a música aos nove anos. Em 1998 estudou violino e teoria com Elias Carneiro no Cefet-PB. Neste mesmo ano ingressou no curso de extensão em violão clássico do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sendo orientado por Jairo Pessoa. Nos anos seguintes realizou diversos trabalhos ligados a obras brasileiras para violão, onde resgatou obras pouco interpretadas de autores como Sebastião Tapajós, Américo Jacomino, Dilermando Reis, João Pernambuco, Guinga, Baden Powell, entre outros.

É Bacharel em Música pela UFPB sendo orientado por Jorge Castor, Luiz Ricardo Queiroz e Gilson Antunes, onde recebeu “Láurea Acadêmica” pelo excelente desempenho. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Facted (2013). Mestre em Música pela Universidade de Aveiro – Portugal, sendo orientado por Paulo Vaz de Carvalho e Pedro Rodrigues (2014).

 

Atou como concertista em diversos Estados brasileiros, entre eles, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Rondônia, Maranhão, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2013 e 2014 realizou uma série de Concertos em Conservatórios de Música em Portugal. Como solista, se apresentou com a Orquestra Jovem da Universidade Federal da Paraíba, Orquestra de Câmara de João Pessoa e Grupo de música antiga Camena.

 

Com seu trabalho de pesquisa e interpretação de obras brasileiras para violão, recebeu em 2008 o prêmio “Pixinguinha” oferecido pela Funarte, como melhor trabalho instrumental de seu Estado. Foi premiado em 1º lugar no II concurso de violonista da Cidade de Campina Grande e finalista do Concurso de Interpretação Violonística do Fenavipi (2012), realizado no Estado do Piauí. Participou de diversos festivais de música entre eles, Vital Medeiros, Femusc, Fenavipi, Festival de Campos do Jordão, Semana da Música (RN), entre outros.

 

Esteve em classes de violonistas como Carlos Perez, Paulo Martelli, Marco Pereira, Ana Vidovic, Thomas Patterson, Michael Lewin, Jorge Caballero e Dejan Ivanovic. De 2012 a 2013 foi professor do Conservatório David de Souza, em Figueira da Foz (Portugal). Desde 2013 é professor de violão do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) no Curso Técnico em Instrumento Musical onde realiza, além do ensino, trabalhos de Pesquisa e Extensão na Área de Música.

 

O maestro

Luiz Carlos Durier - Paraibano de João Pessoa, Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 22 anos. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente à OSPB.

Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve à frente de concertos com artistas populares como  ngela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e Zélia Duncan.

Por cinco anos consecutivos, Luiz Carlos Durier regeu a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa junto a artistas brasileiros. No dia 5 de agosto de 2015, as orquestras paraibanas apresentaram concerto na inauguração do Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa, com a participação da cantora carioca Zélia Duncan.

No ano seguinte, a apresentação teve como destaque o cantor e compositor paraibano Zé Ramalho; em 2017, as atrações foram as cantoras paraibanas Cátia de França e Nathalia Bellar; em 2018, o também paraibano Chico César foi o destaque, e no ano passado, o concerto em homenagem à cidade de João Pessoa foi realizado na Praça do Povo do Espaço Cultural, seguido pelo show da banda Paralamas do Sucesso.

 

Serviço

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

Concerto realizado em 21/05/2015

Regência: Luiz Carlos Durier

Solista: Vinícius de Lucena (violão)

Exibição:  13/08/2020, às 20h

TV Funesc: www.youtube.com.br/funescpbgov