Notícias
Músicas de autores dinamarqueses integram programa de concerto da OSJPB exibido pela ‘Funesc na Rede’
O concerto apresentado pela Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em 18 de junho de 2015, com a execução de músicas de dois compositores dinamarqueses, será exibido na programação online “Funesc na Rede” nesta quinta-feira (10), às 20h. No concerto, regido pelo maestro Luiz Carlos Durier, constam as músicas “Kildemarket”, de Ludolf Nielsen, e “Abertura Ecos de Ossian, Op. 1”, de Niels Gade. A exibição será pelo canal da Funesc no Youtube (www.youtube.com/funescpbgov).
Considerado hoje um dos compositores dinamarqueses mais importantes do início do século XX, Ludolf Nielsen foi também violinista, maestro e pianista. De acordo com o maestro Luiz Carlos Durier, a música “Kildemarket”, executada pela Orquestra Jovem pela primeira vez nesse concerto há cinco anos, foi descoberta em 2013, na Real Biblioteca de Copenhage, capital da Dinamarca.
Niels Wilhelm Gade é o autor da segunda música executada, “Ecos de Ossian”. Ele foi um compositor, organista, violinista e diretor de orquestra dinamarquês, contemporâneo de Robert Schumann e representante das escolas nacionais nórdicas. “Ossian era um trovador da Idade Média e que atribuiu a si as lendas e histórias do País de Gales e da Escócia”, explicou Durier. “E essa música reflete exatamente as lendas e os seres mitológicos desses países. É uma música gloriosa”, completou.
Online – Os concertos das orquestras profissional e Jovem da Paraíba foram temporariamente suspensos durante a pandemia da Covid-19. Para suprir parcialmente essa ausência, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) passou a disponibilizar, em seu canal no YouTube (www.youtube.com.br/funescpbgov) compilações de melhores momentos de apresentações realizadas nas temporadas de anos anteriores. A ação integra a programação online intitulada “Funesc na Rede”.
O maestro
Luiz Carlos Durier – Paraibano de João Pessoa, Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 22 anos. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente a OSPB.
Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve a frente de concertos com artistas populares como Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo e Dominguinhos.
Por cinco anos consecutivos, Luiz Carlos Durier regeu a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa junto a artistas brasileiros. No dia 5 de agosto de 2015, as orquestras paraibanas apresentaram concerto na inauguração do Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa, com a participação da cantora carioca Zélia Duncan. No ano seguinte, a apresentação teve como destaque o cantor e compositor paraibano Zé Ramalho; em 2017, as atrações foram as cantoras paraibanas Cátia de França e Nathalia Bellar; em 2018, o também paraibano Chico César foi o destaque, e no ano passado, o concerto em homenagem à cidade de João Pessoa foi realizado na Praça do Povo do Espaço Cultural, seguido pelo show da banda Paralamas do Sucesso.
Serviço
Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba
Concerto realizado em 18/06/2015
Regência: Luiz Carlos Durier
Exibição: 10/09/2020, às 20h
TV Funesc: www.youtube.com.br/funescpbgov