Notícias

Museu José Lins do Rego festeja 40 anos com exposição e palestra na Funesc

publicado: 05/11/2025 15h08, última modificação: 05/11/2025 15h09
Foto: Thercles Silva

 

Dentro da programação comemorativa dos 40 anos de fundação do Museu José Lins do Rêgo, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realizará nesta quinta-feira, dia 6, palestra às 9h e exposição com fotos e documentos da época da abertura. O museu fica no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa.

 

A palestra será com a museóloga Jéssica Teles sobre a importância dos museus, no hall do Museu José Lins do Rêgo. Ela é graduada em Museologia e mestra em Museologia e Desenvolvimento Social pela Universidade Federal da Bahia. Também é especialista em Arte Educação. Atua como museóloga no Centro Cultural São Francisco, na Capital.

 

O Museu José Lins do Rego está situado no subsolo da rampa 4 da Funesc. Seu acervo riquíssimo contém livros, móveis, fotos, documentos e objetos relativos ao escritor paraibano e membro da Academia Brasileira de Letras, conforme a gerente Maria do Carmo Pereira Diniz. São mais de 5 mil volumes.

 

Horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, funciona das 10h às 16h. O equipamento inaugurado no dia 19 de março de 1985 recebe visitas de escolas, universidades, pesquisadores, turistas e público local. Endereço: Rua Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho.

 

O lugar conta com orientações e também o apoio à pesquisa em torno da obra de José Lins, além de exposições temporárias. Em 2020, foi disponibilizado o Tour Virtual pelo museu, que contém imagens que oferecem os detalhes dos produtos, assim como a noção do tamanho do acervo.

 

José Lins do Rêgo foi um escritor paraibano, autor de livros como ‘Menino de engenho’, ‘Fogo morto’ e ‘Doidinho’. Sua produção literária conta com 12 romances, um livro de memórias, livros de crônicas e literatura infantil. Vale ressaltar que algumas das traduções das obras são em inglês, russo, espanhol e romeno.

 

Ao lado de Graciliano Ramos, Érico Veríssimo, Rachel de Queiroz e Jorge Amado, é um dos romancistas regionalistas mais prestigiados da literatura nacional. Nasceu em Pilar (PB), dia 3 de junho de 1901. Radicado no Rio de Janeiro (RJ), esse torcedor fanático do Flamengo (foi dirigente do clube) faleceu dia 12 de setembro de 1957.