Notícias
Mês das Mulheres
Luana Flores é atração deste sábado (12), em Campina Grande
Artista multifacetada e DJ prodigiosa, Luana Flores é uma verdadeira usina de criatividade. Seu talento como beatmaker, DJ, percussionista, cantora e compositora poderá ser evidenciado em show que será realizado neste sábado, dia 12, em Campina Grande. Luana vai mostrar seu ‘aRtivismo social’, defendendo temáticas de gênero, sexualidade e território, durante apresentação no cine-teatro São José, às 20h, dentro da programação do Mês das Mulheres (série de atividades da parceria entre Fundação Espaço Cultural e Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana – SEMDH).
O show de Luana Flores contará com músicas autorais que marcam a trajetória da artista. No palco, ela será acompanhada da percussionista Katiusca Lamara (natural da cidade de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba). Katiusca é aluna do Doutorado do programa de pós-graduação em Música da UFPB e atua como percussionista no grupo Maria sem Vergonha e Orquestra Sinfônica Balaio Nordeste. Uma das fundadoras do projeto As Calungas, Katiusca já se apresentou em diversas partes do Brasil e também na França e Peru.
“Estou muito feliz por poder fazer meu show solo na Paraíba e muito honrada por ser em Campina Grande, no cine-teatro São José, que é um lugar histórico. O pessoal de Campina pode se preparar para uma experiência sonora e uma experiência visual diferente. Nossa proposta de Nordeste futurista envolve música e performance”, comentou Luana Flores, lembrando ainda que acabou de lançar um disco com registro de apresentação ao vivo pela Show Livre (disponibilizado na Internet).
Distribuição de ingressos para o show de Luana Flores será na sexta-feira, dia 11, nos turnos da manhã e da tarde. Cada pessoa pode retirar até dois ingressos (mediante apresentação de CPF). Em caso de sobra de bilhetes, eles serão disponibilizados na hora da apresentação. Até o dia 31 deste mês, exposição, oficinas, espetáculos, mostra de filmes franceses e apresentações musicais marcarão a programação do Mês das Mulheres, em João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Patos e Cajazeiras.
Ainda na área musical a programação do Mês das Mulheres inclui shows de Flaira Ferro, no dia 19, em Cajazeiras e Cátia de França, no dia 26, em João Pessoa. Sábado passado, dia 5, a cantora maranhense Flávia Bittencourt abriu a programação com um show no teatro Paulo Pontes, na Fundação Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa.
Luana Flores – Ganhando cada vez mais destaque na cena sonora nacional, Luana Flores venceu, não à toa, a 4ª Edição do Prêmio SIM (na categoria NOVO TALENTO). A paraibana é uma das fundadoras do grupo Coco das Manas (coco feminista paraibano), criado em 2016. Sua musicalidade parte da fusão entre o eletrônico e os ritmos da cultura popular nordestina, como uma ferramenta social para o empoderamento feminino.
Em 2019, foi a única nordestina na lista das 20 mulheres beatmakers do país, pelo site bocadaforte, e participou da residência artística da RedBull Music Pulso, em São Paulo, no time de Jéssica Caitano. Logo após, lançou o single ‘Guerreira de lança” (selo potiguar “DOSOL”), juntamente, com um videoclipe em feat com Luísa Nascim e Saskia, em que narra uma gang de mulheres em um cangaço contemporâneo e que já conta com mais de 13 mil visualizações no YouTube. Alguns meses depois do clipe, Luana lançou ‘Guerreira de lança’ em versão remix, com Furmiga Dub.
De 2020 para cá, a DJ, cantora e compositora não parou de colher frutos do seu trabalho: foi considerada a “batida renovada” pela revista SESC SP (edição 2020), figurou na lista de mulheres beatmakers da revista Rolling Stone, e realizou remix para artistas como Bixarte MC, TUYO e Luisa e os Alquimistas.
Em outubro de 2020, lançou um videoclipe em feat com Jéssica Caitano chamado ‘Reza’, lançado pela YB Music e foi vencedora do PITCH da SIM São Paulo + Fluve e finalista do III Festival de Música da Paraíba (com a canção ‘Mulher bicho solto’). Ano passado, ela gravou uma apresentação ao vivo pela Show Livre (com feat de Coco de Oyá e a rabequeira Letícia Coelho), que virou disco e acaba de ser lançado nas plataformas de streaming.