Notícias

IX Festival de Música da PB vai homenagear Luiz Ramalho; saiba mais sobre o artista

publicado: 15/01/2026 13h10, última modificação: 15/01/2026 13h11
IMG_4075.jpeg

Um dos homenageados na edição 2026 do Festival de Música da Paraíba será o saudoso compositor Luiz Ramalho. O artista nascido em Bonito de Santa Fé (PB) é um dos maiores nomes da música brasileira. Esse IX FMPB é uma realização do Governo do Estado (através da Fundação Espaço Cultural da Paraíba – Funesc – e também da Secom e EPC).

Anúncio sobre o homenageado foi feito durante solenidade em torno dos sete anos de criação da Empresa Paraibana de Comunicação. Evento aconteceu nos jardins da Rádio Tabajara, com a presença do governador João Azevedo. Conforme Bia Cagliani, presidenta da Funesc, a escolha se baseia no grau de importância de Luiz Ramalho para os cenários nacional e internacional. 

“É motivo de orgulho para a Funesc ser parte integrante na realização de todas as edições do Festival de Música da Paraíba. Nas edições anteriores, foram homenageados Zabé da Loca, Jackson do Pandeiro, Marinês, Sivuca, Genival Macedo, Zé do Norte, Zé Marcolino, Cátia de França, Glorinha Gadelha e Cassiano. Todos eles e todas elas são personalidades de gigante importância para a cultura”, relembrou Bia.

A presidenta da Funesc destaca que o tributo é essencial para que possamos manter viva a memória da arte e da cultura, popularizando ainda mais a história e a obra de um compositor que conseguiu colocar em canções significados e significantes do Sertão, através de ritmos que representam nossa regionalidade. Foi um artista que soube unir domínio técnico e sensibilidade, cantando – inclusive – sobre o amor, fé e esperança.

Luiz Ramalho teve canções gravadas por grandes artistas, como Dom Um Romão, Glorinha Gadelha, Elba Ramalho, Marinalva, Renata Arruda, Zé Ramalho e Chico César. Luiz Gonzaga e Genival Lacerda são os maiores parceiros e intérpretes da obra de Ramalho. Sua canção de maior reconhecimento popular é ‘Foi Deus quem fez você’, gravada por Amelinha, que ficou em segundo lugar no festival de música MPB-80.

O compositor nasceu em 1931 e faleceu aos 50 anos de idade (vítima de leucemia), em uma fase de produção em que já havia conquistado o reconhecido popular e contava com bastante prestígio junto às gravadoras. Lista de sucessos de Luiz Ramalho inclui ‘Roendo unha’, ‘Daquele jeito’ e ‘Retrato de um forró’, além de ‘Veio d’água’ e ‘Amor em Jacumã’ (gravada nos EUA). Ainda ‘Meação’ e ‘Mangagá’.