Notícias

Galeria Archidy Picado e Espaço Expositivo Alice Vinagre, no Espaço Cultural, abrem exposição nesta quinta-feira

publicado: 26/09/2024 15h06, última modificação: 26/09/2024 15h22
exposição bebel e mozileide.jpg

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) abre duas exposições em João Pessoa, nesta quinta-feira (03). No Espaço Expositivo Alice Vinagre, a artista Bebel Lélis expõe ‘Lentes do Cangaço’. A abertura será às 18h. Já na Galeria Archidy Picado, a artista Mozileide Neri abre a sua exposição ‘A Forma Como Variável’, a partir das 19h. A visitação às duas mostras é gratuita e segue até o dia 08 de novembro.

‘Lentes do Cangaço’ apresenta uma representação de fotografias do cangaço brasileiro em Xilogravura, é um mergulho na história e na cultura do Nordeste. Criadas a partir de fotografias, em sua maioria do acervo fotográfico da Abafilm, cada xilogravura transmite a essência crua e poderosa desses momentos históricos.

‘A Forma Como Variável’ aprofunda o envolvimento contínuo de Mozileide Neri com a abstração geométrica, centrando-se em sua mais recente pesquisa a partir da colagem. A exposição apresenta mais de 400 objetos meticulosamente organizados e em pequena escala — cada um com apenas 5,5 centímetros. Esses trabalhos traçam a distorção progressiva de formas geométricas, começando com um retângulo simples e avançando em direção à abstração completa. Por meio desse processo, a artista explora conceitos de movimento, equilíbrio e a quebra de formas familiares. As colagens são criadas a partir de embalagens industriais reaproveitadas, introduzindo um diálogo sutil entre a transformação de materiais e a dissolução da forma. A exposição conta com impressão em braille.

Bebel Lélis - Xilogravurista, fotógrafa e diretora em audiovisual natural de João Pessoa e criada em Taperoá-PB. Cursou Arte e Mídia (UFCG) em Campina Grande, onde iniciou sua trajetória profissional. Encontrou-se com a técnica da xilogravura ainda criança, guiada pelo seu pai Balduíno Lélis. Bebel trilha um caminho que passeia pela arte em suas diversas formas de expressão, se tornando assim uma multiartista cultural que tem como finalidade a aproximação do Eu artístico com o popular e intimista de nossa cultura Nordestina.

Mozileide Neri - A artista visual e poeta mora no Rio de Janeiro, onde se graduou em Produção Cultural (IFRJ). Possui pós-graduação em ensino de artes visuais e tecnologias contemporâneas (UFMG) e cursos nas áreas de curadoria, arte educação e expografia, além de diversidade e educação inclusiva. É autora dos livros de poesia “Azul alaranjado” pela Luva Editora (RJ/2021), “Amarelo” pela Editora Libertinagem (2022/SP) e “Cinza, vermelho e magenta" pela Editora Urutau (2023/SP). Seu trabalho está presente em diversas linguagens, sua investigação se desenvolve a partir de estudos de novos suportes, abordando questões como mediação educativa inclusiva e acessibilidade cultural.

SERVIÇO:

Exposição: Lentes do Cangaço

Artista: Bebel Lélis

Abertura: 03/10/2024, às 18h

Visitação até: 08/11/2024

Local: Espaço Expositivo Alice Vinagre – Funesc - Rampa 1 - Mezanino 2

 

Exposição: A Forma Como Variável

Artista: Mozileide Neri

Curadora: Rita de Cássia do Monte Lima 

Abertura: 03/10/2024, às 19h

Visitação até: 08/11/2024

Local: Galeria de Arte Archidy Picado - Funesc - Subsolo