Notícias

Funesc leva espetáculo ‘Parahyba Rio Mulher’ a três cidades no Projeto Interatos de setembro

publicado: 16/09/2019 17h20, última modificação: 16/09/2019 17h22
Espetáculo Parahyba Rio Mulher

O episódio da mudança de nome da Cidade de Parahyba, no seio da Revolução de 1930 recontado por quatro mulheres. É o que promete a ação de teatro do projeto Interatos neste mês com o espetáculo ‘Parahyba Rio Mulher’. Serão três apresentações nos dias 20 e 21, em diferentes cidades paraibanas. Na quinta-feira (20), às 16h, a performance será apresentada no município de Monteiro, tendo como palco o canal da Transposição. Na sexta-feira (21), às 9h, o palco será no município de Prata, na Cras (Clube Municipal). No mesmo dia, às 17h, a ação será em Ouro Velho, no Centro Histórico Idelvita Rodrigues. O acesso é gratuito.

O espetáculo se dedica a recontar o episódio da mudança de nome da Cidade de Parahyba, no seio da Revolução de 1930, a partir da história de Anayde Beiriz, protagonista do episódio que alterou os rumos da história da Paraíba e do Brasil, e sua relação com os fatos que levaram a capital do Estado a se chamar João Pessoa.

À trajetória de Anayde, mulher que desafiou padrões em uma sociedade paraibana conservadora de quase cem anos atrás, conectam-se histórias de mulheres de ontem e de hoje, da Paraíba, do Brasil e do mundo, e, assim, desdobram-se ritos que desenham suas rotas.

Na montagem, Anayde está nas mulheres em cena e a ancestralidade é colocada em evidência para revelar não apenas um histórico de silenciamento e violência contra a mulher que vem perpassando gerações, mas também para reverenciar a força do sagrado feminino que as conecta e convida a resistir. Ficha técnica - Idealização e Dramaturgismo: Natália Sá; Concepção: Cely Farias, Kassandra Brandão e Natália Sá; Performance, Dramaturgia e Textos: Cely Farias, Jinarla, Kassandra Brandão e Natália Sá; Direção Musical e Paisagem Sonora: Jinarla; Figurino: Ana Carolina Guedes; Produção Executiva: Gabriela Arruda.

Parcerias e patrocínio - A Fundação Espaço Cultural da Paraíba, com patrocínio do Bradesco realiza, mensalmente, o projeto Interatos, colocando o estado no roteiro das principais produções de teatro, dança e circo do país. O evento conta, ainda, com apoio da PBGás e Hotel Ambassador e tem parceria com o Grupo Lavoura de Teatro. A edição do mês tem, ainda, apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Interatos - Realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba, o ‘Interatos – Mostra e Formação Permanente de Dança’ promove mensalmente apresentações e atividades formativas (oficinas, cursos, debates, rodas de conversa, seminários) com artistas paraibanos, nacionais e internacionais.

Sob gerência de Angela Navarro, o setor de Dança tem programação regular nos equipamentos da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), complexo cultural com uma das maiores áreas construídas na América Latina, lugar central e seguro que possui entre seus equipamentos uma escola de dança, com cerca de 500 alunos. Já a parte de Teatro tem coordenação de Suzy Lopes e mantém um curso anual de formação, além de oficinas e montagens teatrais. A gerência de circo tem à frente Josemberg Pereira e conta com a Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm, onde são realizados cursos de formação regulares e atividades lúdico-educativas para jovens, adultos, crianças e bebês.

 

Serviço Interatos Teatro

Espetáculo Interatos teatro - Parahyba Rio Mulher

20 de setembro às 16h no canal da transposição em Monteiro

21 de setembro às 9h na Cras - Clube municipal da Prata

21 de setembro às 17h no Centro Histórico Idelvita Rodrigues em Ouro Velho