Notícias

Funesc inscreve para oficinas de pandeiro, gestão cultural e dança do Festival de Artes Jackson do Pandeiro

publicado: 11/07/2019 09h58, última modificação: 11/07/2019 09h58
oficina marcos suzano.png

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) está com inscrições abertas para as oficinas gratuitas do Festival de Artes Jackson do Pandeiro, que acontece de 25 a 28 de julho, em João Pessoa. Ao todo, são 125 vagas distribuídas em quatro mini-cursos. Na área de música, a opção é a oficina Pandeiro Invertido, ministrada por Marcos Suzano. Na área de gestão cultural, Romulo Avelar vai ministrar a oficina ‘Dinâmica dos Coletivos Culturais Brasileiros’.

As opões em dança são ‘Estéticas da Experiência - Processos de aprendizagem relacionados aos estudos da deficiência nas práticas corporais e territórios da arte, com Carla Vendramin (RS) e Carolina Teixeira (RN) e Jackson no Salão - Uma abordagem dos estilos que influenciaram Jackson do Pandeiro sob o olhar das Danças a Dois, com Eugra Souto (PB).

Para se inscrever, as pessoas interessadas devem enviar e-mail para as coordenações de cada oficina indicando o interesse em participar (os contatos referentes a cada curso podem ser conferidos ao final desta matéria). No campo ‘assunto’, é necessário colocar a expressão ‘inscrição para oficina’ e no corpo do e-mail, é preciso informar nome completo, contato e breve currículo.

Pandeiro Invertido - Marcos Suzano começou a batucar com 13 anos de idade nas ruas de Copacabana, Rio de Janeiro. Logo depois ele e seu irmão começaram a comprar vários instrumentos de batucada tocavam na praia, fim de ano, carnaval, futebol etc. Suzano passou por todos os instrumentos até chegar ao pandeiro. Criou uma técnica inovadora de tocar pandeiro que ficou conhecida chamada "Técnica Invertida" começando a levada com a ponta dos dedos que era como tocava no início da sua carreira.

Dinâmica dos coletivos culturais brasileiros – Ministrada por Romulo Avelar. Duração de três horas. São muitos os desafios para a estruturação, a organização e a sustentabilidade das carreiras de artistas, grupos e entidades culturais de pequeno porte no Brasil. O atual contexto imprime contornos ainda mais dramáticos à sua busca por afirmação e permanência. São esses desafios que serão abordados por Romulo Avelar no bate-papo "Dinâmica dos coletivos culturais brasileiros".

Estéticas da Experiência - Processos de aprendizagem relacionados aos estudos da deficiência nas práticas corporais e territórios da arte, com Carla Vendramin (RS) e Carolina Teixeira (RN) - A oficina reúne o trabalho de duas pesquisadoras da dança e suas relações com o tema da deficiência abrangendo suas específicas metodologias de trabalho. A proposta apresenta a discussão relacionada ao fenômeno da deficiência nas diversas linguagens cênicas da atualidade e na arte-educação, em busca de uma autonomia de alunos e educadores diante desta experiência humana. O objetivo da oficina é desenvolver um processo criativo de dança e ações performáticas com um grupo misto de pessoas com e sem deficiência, ampliando o engajamento corporal, estético social e político envolvido nestes processos de aprendizagem. Carolina Teixeira é Doutora em Artes Cênicas pela UFBA, artista independente e pesquisadora em Estudos da Deficiência nas Artes da Cena e autora do livro Deficiência em Cena (2011, Ideia- PB). Além disso é consultora e palestrante na área dos Estudos da Deficiência no campo da arte e da Acessibilidade Cultural.
Já Carla Vendramin possui formação em fisioterapia, é mestre em coreografia pela Middlesex University (Reino Unido, 2008) e doutoranda da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. A partir de 2014 se efetivou como professora do curso de licenciatura em dança da UFRGS e criou o projeto de extensão 'Diversos Corpos Dançantes' nessa instituição. Foi  coreógrafa residente do American Dance Festival 2002 e ministrou diversas oficinas dentro e fora do Brasil.

Jackson no Salão - Uma abordagem dos estilos que influenciaram Jackson do Pandeiro sob o olhar das Danças a Dois, com Eugra Souto (PB). A oficina é para iniciados em danças a dois com idade a partir de 16 anos de idade. Eugra Souto Santos, professora, coreógrafa e dançarina, é formada em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba, pós-graduada em Avaliação Física e Prescrição de Treinamento pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pós-graduada em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho e Especialista em Salsa pela Universita Mundial de La Salsa através do Congresso Mundial de Salsa no Brasil. Professora titular no curso de Educação Física no Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ e na Faculdade Três Marias. Doutoranda em Ciências da Saúde pelo Instituto de Pesquisa Nikola Tesla pesquisando os efeitos da dança para a melhoria e manutenção da saúde em idosos. Atua na Dança de Salão em João Pessoa desde 2003, ministrando aulas e cursos, realizando apresentações artísticas e promovendo eventos no campo cultural da cidade, além de participar ativamente para a construção de políticas públicas culturais sendo integrante da Comissão Deliberativa do Fundo Municipal de Cultura de João Pessoa (biênio 2009/2011).

 

Serviço

Oficina de Música – Pandeiro Invertido, com Marcos Suzano (RJ)

Dias: 27 e 28/07, das 16h às 18h

Público alvo: Músicos profissionais ou Iniciados em música

Local: Polo Sina de Cigarra (Sala do Coro Sinfônico)

Horário: das 16h as 18h

Pré-requisitos: possuir o instrumento e alguma experiência profissional.

Inscrições: musica.jacksondopandeiro@gmail.com

Informar: nome, RG, telefone e breve currículo. No campo ‘assunto’ do e-mail, identificar como ‘INSCRIÇÕES PARA OFICINA’.

Total de vagas: 40

Oficina ‘Dinâmica dos Coletivos Culturais Brasileiros’

Ministrante Rômulo Avelar

Dia: 26/07, das 15h às 18h

Público alvo: artistas e produtores culturais

Local: Polo ‘Acorda Meu Povo’ (auditório da EEMAN)

Inscrições: ddacsecretaria@gmail.com

Instruções: no campo ‘assunto’ do e-mail, identificar como ‘INSCRIÇÕES PARA OFICINA’. No corpo do e-mail, informar nome completo, contato, breve currículo

Total de vagas: 25

Estéticas da Experiência - Processos de aprendizagem relacionados aos estudos da deficiência nas práticas corporais e territórios da arte, com Carla Vendramin (RS) e Carolina Teixeira (RN)

Dias 25, 26 e 27 de julho - 14h às 17h 

Público Alvo: pessoas com e sem deficiência, com e sem experiência prévia em dança, com idade a partir de 12 anos, estudantes e professores de dança.

Número de participantes: 25

Local: Polo Baile da Gabriela (Escola de Dança)

Local: Polo Baile da Gabriela (Escola de Dança)

Inscrições: dancafunesc@gmail.com

Informar: nome, telefone, faixa etária, breve currículo. No campo ‘assunto’ do e-mail, identificar como ‘INSCRIÇÕES PARA OFICINA’.

Total de vagas: 30

Jackson no Salão - Uma abordagem dos estilos que influenciaram Jackson do Pandeiro sob o olhar das Danças a Dois, com Eugra Souto (PB)

Dia 27 de julho - 09h às 12h

Público alvo: Iniciados nas Danças a Dois a partir de 16 anos

Local: Polo Baile da Gabriela (Escola de Dança)

Inscrições: dancafunesc@gmail.com

Informar: nome, telefone,  faixa etária, breve currículo

Total de vagas: 30