Notícias
Funesc inaugura Sala Roberto Cartaxo nesta terça-feira

Foto: Thercles Silva
Nesta terça-feria (8), às 20h, será inaugurada no Espaço Cultural a sala de Teatro ‘Roberto Cartaxo’, uma justa homenagem ao funcionário e amigo que durante anos contribuiu com nossa missão de fortalecer a cultura. A inauguração contará com 'A Pedra do Reino - Experimento Cênico', apresentado pelo Grupo de Teatro da Funesc.
A Pedra do Reino - A performance é resultado do trabalho desenvolvido no Grupo de Teatro da Funesc e foi criada a partir do romance homônimo, de Ariano Suassuna. Publicado originalmente em 1971, a trama narra a história de Dom Pedro Dinis Ferreira, o Quaderna, apresentando seu memorial de defesa perante o corregedor, uma vez que foi preso por subversão em Taperoá, interior da Paraíba. O narrador-personagem conta a saga de sua família e se declara descendente de legítimos reis brasileiros, castanhos e “cabras” da Pedra do Reino do Sertão, sem relação com os “imperadores estrangeirados e falsificados da Casa de Bragança”. Fala ainda do seu envolvimento com as lutas e desavenças políticas, literárias e filosóficas no seu reino.
O experimento cênico conta com a direção da atriz Suzy Lopes e do ator e diretor Tony Silva, focando no envolvimento e trajetória de Quaderna e a Onça Caetana, essa que nos espreita nas esquinas da vida ou curvas das estradas. Coringando personagens, o elenco vai desenvolvendo performances em lugares diferentes do teatro em um jogo de sensação e iluminação, de corpos e figurinos. Metaforicamente, somo Caetanas e Quadernas, desta forma, todos em cena tem seu momento Quaderna e Caetana. O elenco é formado por Ap, Barbara Azevedo, Brenna Monteiro, Erika Paz, Fernanda Maranho, Isabele França, Isadora Albuquerque, Juliana Monteiro, Lainne Melo, Leandro Nobre, Lucas Queiroga, Mayara Martins, Micael Wouglle, Pedro Delgado, Raíssa Gama e Rodrigo Lima. A Performance é também uma união do curso de teatro da Funesc e o curso de iluminação para teatro do Santa Roza comandado por Henrique de Castro com Carine Fiuza, Rafaella Dantas, Jonielson Brito, Grace Souza e Tâmisa Formiga.