Notícias
Funesc apoia mutirão de graffiti no bairro de São José, em João Pessoa

Muros do bairro de São José, em João Pessoa, serão cenários para um grande mutirão de graffiti que será realizado domingo, dia 30, das 9h às 17h, com apoio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Mais de 50 artistas já se inscreveram para a atividade organizada pelo Coletivo Acervo 03.
Edilson Parra, da Gerência de Artes Visuais da Funesc, destacou a importância do evento como manifestação artística e também como elemento politizado em meio ao necessário debate junto à sociedade. Ele também enfatizou que a Funesc reforça as ações de apoio aos artistas visuais e, especificamente, aos artistas de rua.
A grafiteira Cybele Dantas, da organização do evento, comemorou a parceria com a Funesc e disse que, este ano, o mutirão (que integra a programação do São Graffiti) está maior que no ano passado. “É um evento aberto para a arte de rua! A proposta é engrossar o caldo de ações artísticas e culturais em João Pessoa durante as comemorações juninas”, afirmou ela.
Ela contou que o mutirão, através das artes visuais, busca priorizar temas que homenageiem e valorizem a cultura nordestina – porém, sem a obrigatoriedade de se deter apenas a essa temática, visto a riqueza e heterogeneidade da arte do graffiti. “O evento deixa um legado através dos murais. A localidade foi escolhida devido à necessidade de revitalização e atenção social na área”, declarou Cybele.
O Coletivo Acervo 03 é composto por quatro grafiteiros: MeiaCor, Camô, Cyber e Mulinga. Além de intervenções urbanas, o coletivo também tem um histórico de produções culturais como curadorias de exposições e eventos, além de agenciamento de outros artistas. “Buscamos inspiração em vários artistas paraibanos, mas podemos dizer que os quatro aprenderam muito com Gigabrow e Shiko. Porém temos outros artistas como Museu, Sombra, Gordo e Gorpo que têm que ser lembrados”, finalizou ela.