Notícias

FILMES PARA SURDOS E CEGOS NA FUNESC: Cine Bangüê Acessível estreia dia 26 com exibição do longa-metragem paraibano ‘Ambiente familiar’

publicado: 22/11/2019 10h50, última modificação: 22/11/2019 10h51
cinebanguê acessível.png

Na próxima terça-feira, dia 26, a partir das 14h, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) dará início ao projeto ‘Cine Bangüê Acessível’, que contará com exibição de filmes para surdos e cegos (com legenda, audiodescrição e LIBRAS na tela), no Cine Bangüê. Esta primeira sessão exibirá o longa-metragem paraibano ‘Ambiente familiar’, do cineasta Torquato Joel. A entrada é gratuita.

“Esta sessão representa um marco histórico para a sociedade paraibana!”, declarou Nézia Gomes, presidenta da Funesc, destacando a parceria com a Funad e com o gabinete da deputada estadual Cida Ramos para a realização dessa primeira sessão. E complementou: “Esse projeto fortalece a luta pela igualdade social e pela potencialização dos mecanismos de acessibilidade com relação à produção cultural”.

A estreia do ‘Cine Bangüê Acessível’, que contará com filme legendado, LIBRAS na tela e audiodescrição, é voltada para cegos e para surdos que têm o Português como segunda língua. A sala de exibição também conta com quatro lugares reservados para cadeirantes e duas para obesos, conforme a presidenta Nézia Gomes. “A acessibilidade é um dos focos dessa gestão estadual e, especificamente, da Funesc”, finalizou ela.

Projeto de lei

O ‘Cine Bangüê Acessível’ é resultado do projeto de lei de autoria da deputada estadual Cida Ramos (PSB), que tem por objetivo possibilitar sessões mensais, de forma gratuita, para atender as pessoas com deficiência auditiva ou visual. Cida Ramos ressaltou que a iniciativa visa proporcionar inclusão social. Projeto, que prevê exibição de filmes nacionais e estrangeiros, foi sancionado pelo governador João Azevêdo.