Notícias

Entrevista Funesc desta sexta promove um bate-papo entre a musicalidade de Mira Maya e a poesia de Astier Basílio

publicado: 26/11/2020 12h47, última modificação: 26/11/2020 12h48
Astier Basílio e Mira Maya

A cantora e compositora Mira Maya e o jornalista, poeta e dramaturgo Astier Basílio são os convidados desta semana do projeto “Entrevista Funesc”. O bate-papo será comandado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira, em formato de live no Instagram da Funesc, nesta sexta-feira (27), às 19h. Eles falarão sobre suas trajetórias, trabalhos que estão executando e um cenário da música, poesia, dramaturgia e ficção na Paraíba. 

 

 

Mira Maya é paraense de Conceição do Araguaia e vive na Paraíba desde a infância, onde começou a trilhar seu caminho artístico, inicialmente cantando nos Corais Gazzi de Sá e Villa Lobos, em João Pessoa, e posteriormente na noite paraibana. Em 2009, a artista lançou seu primeiro disco intitulado ‘Na Mira’, com canções autorais e parcerias. Com base na MPB, o trabalho dialogava com rock, tango, ciranda e outros ritmos.  

 

Entre 2011 e 2012, Mira passou a apresentar ao público uma sonoridade mais próxima ao rock e música eletrônica. Em 2014, deu início ao projeto ‘Na Vitrola’. Em 2016, fez uma série de tributos a Amy Winehouse. Em 2018, lançou o single de ‘Na cama’, com participação do Sinta a Liga Crew. Já em maio deste ano, a cantora disponibilizou seu CD ‘Na Mira’ nas plataformas de streaming. 

 

Astier Basílio nasceu em Campina Grande (PB). Poeta, dramaturgo e ficcionista, publicou nos gêneros poesia, conto e teatro. Venceu o prêmio Funarte de Dramaturgia em 2014 e foi finalista do Prêmio Sesc de Literatura na categoria romance em 2017. É jornalista e atua como colaborador das revistas Continente, Veja e Estado da Arte, do jornal Estado de São Paulo. Na Paraíba, publicou em diversos jornais, como o Correio da Paraíba e o Jornal da Paraíba. 

 

Em 2018, no Museu dos Três Pandeiros, em Campina Grande, ele lançou o livro ‘Variações sobre o mesmo erro’, obra que marcou os 20 anos de carreira do artista. Ano passado, Astier lançou o livro ‘O marco do Rei do Ritmo: Um musical em cordel’, dentro do Ano Cultural Jackson do Pandeiro. Atualmente, ele mora em Moscou, onde faz mestrado em literatura russa. 

 

O Funesc entrevista faz parte da sequência de ações do Funesc na Rede, que tem disponibilizado, através da TV Funesc (no YouTube funescpbgov), das redes sociais da Fundação e também através da Rádio Tabajara FM (105,5) uma série de shows, entrevistas, debates, reportagens, performances, oficinas, entre outros. 

 

 

Serviço: 

Entrevista Funesc  

Convidados: Astier Basílio (jornalista, poeta e dramaturgo) e Mira Maya (cantora) 

Entrevistador: Jãmarrí Nogueira 

Sexta-feira, 27/11, às 19h 

Local: Instagram da Funesc (@funescgovpb)