Notícias

De Repente na Rede presta homenagem a cantador cearense Charles Gomes

publicado: 12/04/2022 14h58, última modificação: 12/04/2022 14h58

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (13), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, uma versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube (www.youtube.com/TVfunesc). A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem ao repentista Charles Gomes (CE).

Charles Gomes nasceu em 1983, no município de Jaguaretama (CE) e foi batizado como Francisco Charles Gomes. Herdou o dom da poesia de seu pai e tios, que eram repentistas quando mais jovens. Tal habilidade o encorajou a também começar a cantar cedo, em meados do ano 2000.

Em 2004, lançou seu primeiro trabalho oficial, um CD intitulado "Amor à distância", que lhe deu mais projeção no cenário cultural. Multifacetado, é poeta, cantor e compositor, trabalhando com cantoria (repentes e canções), shows de músicas em voz e viola e apresentações com grupo de teclado, guitarra e violão.

Atualmente, tem mais de treze CDs gravados e um DVD ao vivo, lançado em 2011, acumulando cerca de trezentas composições autorais, a grande maioria gravada por ele, outras, por bandas de forró e aboiadores da região.

O programa ‘De Repente na Rede’ tem como apresentador oficial o declamador Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo Estado.  Nascido na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia e vem levando a arte popular para os mais distantes grotões do país.

Mesmo com a permanência do formato virtual do ‘De Repente na Rede’, que já vem acontecendo há mais de dois anos, a Funesc deu início, em janeiro deste ano, ao ‘De Repente na Estrada’, um projeto presencial que envolve 30 repentistas de seis estados nordestinos (Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão) e que, até dezembro, circulará nos municípios de Bananeiras, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Aguiar, São Bento, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Itabaiana, fortalecendo a arte do repente no interior do Estado.