Notícias

De Repente na Rede faz homenagem póstuma ao poeta Antônio Nunes de França

publicado: 31/05/2021 17h55, última modificação: 31/05/2021 17h56
Design sem nome (4).jpg

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, na próxima quarta-feira, 02 de junho, mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, uma versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/funescpbgov ). A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem ao repentista Antônio Nunes de França (RN).

Antonio Nunes de França nasceu no município de Alexandria (RN), em 1938. Ainda jovem, chegou a Limoeiro do Norte (CE), onde fixou residência e começou a apresentar um programa com o poeta Justo Alves de Amorim, ficando rapidamente conhecido pelas regiões vizinhas. Após um bom tempo cantando em parceria com Justo Amorim, passou a se apresentar com o repentista paraibano Juvenal Evangelista dos Santos. Apresentou-se ainda com Moacir Laurentino, Chico Pedra de Oliveira e Zé Cardoso. Antônio Nunes faleceu em 20 de novembro de 2018, deixando a memória de um grande menestrel, com improvisos em bons versos e um apreço enorme pela plateia e seus ouvintes.

Desde julho de 2015, a Funesc vinha realizando o projeto De Repente no Espaço mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sem interrupção. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo Estado.

Devido à pandemia da Covid-19, o projeto presencial foi temporariamente suspenso; no entanto, em seu lugar, foi criado o ‘De Repente na Rede’, no qual a cada semana é homenageado um repentista nordestino.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia-a-dia. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

  

Serviço

De Repente na Rede

Quarta-feira, 02/06/2021, às 19h

Homenageado: Antônio Nunes de França (RN)

Apresentação: Iponax Vila Nova

TV Funesc: www.youtube.com/funescpbgov