Notícias
Dança contra homofobia e oficina de iluminação e bonecos são destaques na programação do projeto Interatos
Nigel Anderson, da Caleidos Cia de Dança, apresenta espetáculo 'A Notícia'
A edição de junho do projeto Interatos - Mostra e Formação Permanente de Teatro, Dança e Circo chega à segunda etapa com ações na área de formação e espetáculos em João Pessoa e Serra da Raiz. Um dos destaques é o espetáculo ‘A notícia’, da Caleidos Cia. de Dança (SP). A apresentação será nesta sexta (7), no Theatro Santa Roza, no Centro da Capital, às 20h.
Em cena o dançarino/ator Nigel Anderson, sob direção de Isabel Marques e Fábio Brazil. A classificação indicativa é 14 anos. ‘A notícia’ é um solo de dança contra a Homofobia, dentro da linha crítica e social de criações cênicas da Caleidos Cia. de Dança. O acesso a toda a programação é gratuito.
Finalizando a programação do mês, o projeto Interatos chega ao município de Serra da Raiz, com a oficina ‘Iluminação Cênica e Bonecos’, da companhia Desacerto. As aulas serão no Museu do Homem Serrano, neste sábado (8) e domingo (9). A proposta é dividida em duas etapas com duração total de 12 horas. Especificamente, as oficinas são: ‘Poética da Iluminação não convencional’, ministrada por Vinícius Dadamo, e ‘Confecção e Manipulação de Bonecos e seu Potencial Artístico’, ministrada por Caio Ceragioli.
Vinícius Dadamo é iluminador formado pela Escola São Paulo de Teatro e arte-educador formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filh” - Unesp. Já Caio Ceragioli é formado em Licenciatura em Arte-Teatro pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Como artista tem experiência na área de teatro em atuação, confecção e manipulação de bonecos e na área de música como instrumentista (violão e ukulele).
Parcerias e patrocínio - A Fundação Espaço Cultural da Paraíba, com patrocínio do Bradesco realiza, mensalmente, o projeto Interatos, colocando o estado no roteiro das principais produções de teatro, dança e circo do país. O evento conta, ainda, com apoio da PBGás e Hotel Ambassador e tem parceria com o Grupo Lavoura de Teatro. A edição do mês tem, ainda, apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Interatos - Realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba, o ‘Interatos – Mostra e Formação Permanente de Dança’ promove mensalmente apresentações e atividades formativas (oficinas, cursos, debates, rodas de conversa, seminários) com artistas paraibanos, nacionais e internacionais.
Sob gerência de Angela Navarro, o setor de Dança tem programação regular nos equipamentos da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), complexo cultural com uma das maiores áreas construídas na América Latina, lugar central e seguro que possui entre seus equipamentos uma escola de dança, com cerca de 500 alunos. Já a parte de Teatro tem coordenação de Suzy Lopes e mantém um curso anual de formação, além de oficinas e montagens teatrais. A gerência de circo tem à frente Diocélio Barbosa e conta com a Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm, onde são realizados cursos de formação regulares e atividades lúdico-educativas para jovens, adultos, crianças e bebês.
‘A notícia’ - Com solo do intérprete-criador Nigel Anderson, em ‘A notícia’, o noticiário de violência contra homossexuais no Brasil e no mudo se desdobra numa rede de denúncias, afetos e ações no corpo múltiplo do ator/ dançarino, revelando e discutindo narrativas pessoais do não-macho na sociedade atual.
Trata-se de uma extensão do espetáculo ‘Mairto’ – Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013, criado a partir da notícia do assassinato de um homossexual em São Paulo. E, assim como ‘Mairto’, ‘A notícia’ é resultado do Projeto Rosa Azul, que ocupou papel central nos processos de pesquisa do Caleidos Cia durante todo o ano de 2014. O foco de Rosa Azul é a questão da violência na cultura do macho e os espetáculos ligados a esse projeto tematizam os principais alvos dessa violência: homossexuais, mulheres e crianças.
O espetáculo é dividido em três atos e notícias distintas. O primeiro ato refere-se a uma notícia de agressão gratuita e motivada pela homofobia, ocorrida em 2010, quando três jovens homossexuais foram agredidos com uma lâmpada fluorescente na avenida Paulista. O segundo ato aborda a aprovação, pelo STF, da cura gay. O terceiro ato aborda a criminalização dos gays, com notícias internacionais sobre campos de concentração para extermínio gay, lista de homossexuais procurados pela polícia em Uganda, enforcamento e apedrejamento no Irã e Arábia Saudita. Criador/Intérprete - Nigel Anderson. Direção: Isabel Marques e Fábio Brazil. A classificação é 14 anos.
Sobre o Caleidos Cia. de Dança - Fundada por Isabel Marques e Fábio Brazil em 1996, o Caleidos Cia. de Dança desenvolve trabalhos cênicos nas interfaces entre a dança e a educação. Pautada pela investigação sobre a interatividade na dança contemporânea, há 21 anos pesquisa as relações entre a poesia, o jogo cênico e princípios de Laban, tendo produzido 24 espetáculos dentro desta proposta. Os projetos e espetáculos da cia. já foram contemplados pelo Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo (SMC/SP), Programa de Ação Cultural (SEC/SP), Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna (MinC/BR) e Prêmio Estímulo de Dança (SMC/SP).
Interatos - programação 100% gratuita
Dança- João Pessoa
07/06
20h – Espetáculo ‘A notícia’
Local: Theatro Santa Roza
Classificação: 14 anos
Acesso: gratuito
Teatro – Serra da Raiz
Oficina ‘Iluminação Cênica e Bonecos’, da companhia Desacerto.
Dias 8 e 9 de junho, 14h às 17h e das 19h às 22h
Local: Museu do Homem Serrano
Aulas sobre ‘Poética da Iluminação não convencional’, ministrada por Vinícius Dadamo, e ‘Confecção e Manipulação de Bonecos e seu Potencial Artístico’, ministrada por Caio Ceragioli