Notícias

Cultura surda na pesquisa acadêmica será tema abordado durante Painel Funesc desta semana

publicado: 05/07/2021 23h30, última modificação: 05/07/2021 23h31
Design sem nome (13).jpg

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza na próxima terça-feira (06), a partir das 19h, mais uma edição do ‘Painel Funesc’, que trará o tema “Cultura surda e pesquisa acadêmica - Silêncio quebrado pelo saber”, com a participação de Valdo Nóbrega (professor mestre da UFPB), Cássia Virgínio (professora mestranda da Unipampa-RS) e Nemu Lima (intérprete da Funesc e doutorando da UFPB). O encontro será mediado por Jãmarrí Nogueira, com transmissão ao vivo via YouTube (youtube.com/funescpbgov).

Valdo Nóbrega é mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), professor de Libras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), palestrante e também ministra oficinas com o tema "O uso do português como língua não materna dos surdos", voltada a professores, pesquisadores, profissionais e estudantes.

Cássia Virgínio é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa - RS). Possui graduação em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é certificada pelo Exame Nacional de Proficiência (PROLIBRAS) no Uso e no Ensino de Libras. Atualmente é professora de Libras na Unipampa e coordenadora de Eventos e Projetos do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Libras (NEPLibras).

Nemuel Lima é Intérprete de Libras há mais de 10 anos. Já atuou em diversos contextos, tendo maior destaque no meio artístico e cultural. Atualmente, é pesquisador da literatura e cultura surda em nível de mestrado pela UFPB e intérprete de Libras da Funesc.

O mediador Jãmarrí Nogueira é graduado em Jornalismo pela UFPB e pós-graduado em Jornalismo Cultural pela FIP. Trabalha como jornalista profissional há quase 30 anos, tempo em que atuou como repórter no jornal O Norte  e como repórter, colunista e editor setorial nos jornais Moçada Que Agita, Correio da Paraíba e A União. Também foi colunista do Jornal da Paraíba. Como profissional de rádio, foi redator da Cabo Branco FM, apresentador na Cidade Verde AM e apresentador também na Tabajara FM. Atuou nos portais Tambaú 247 (hoje T5) e no MaisPB. Foi professor da graduação em Jornalismo na Fundação Francisco Mascarenhas. Atuou como repórter freelancer para os jornais O Globo e O Estado de S. Paulo. Atualmente, é chefe da assessoria de imprensa da Funesc, sendo ainda colunista de cinema da CBN em João Pessoa e colunista de cultura do Portal T5.

O ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais, semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana.

 

SERVIÇO:

PAINEL FUNESC

Tema: 'Cultura surda e pesquisa acadêmica - Silêncio quebrado pelo saber'

Terça-feira, 06 de julho de 2021, às 19h

Convidados: Valdo Nóbrega (professor mestre da UFPB), Cássia Virgínio (professora mestranda da Unipampa-RS) e Nemu Lima (intérprete da Funesc e doutorando da UFPB)

Mediador: Jãmarrí Nogueira (jornalista)

Transmissão: TV Funesc (youtube.com/funescpbgov)