Notícias

Contação de Histórias e programa Circonectando abrem programação virtual do Mês da Criança neste domingo

publicado: 08/10/2020 11h34, última modificação: 11/10/2020 09h32
Palhaço Suvelão entrevista Josemberg Pereira no Circonectando

O Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba abre, neste domingo, a programação virtual em comemoração ao Mês da Criança. Depois de oito edições do Espaço da Criança, este ano a dinâmica será diferente. Em vez de um dia só, será um mês de atrações para os pequenos, começando neste domingo (11), com contação de histórias e estreia do programa ‘Circonectando’. Ao longo do mês, serão oferecidas mais de 20 atividades, em diversas áreas. As atividades  se concentrarão no canal da Funesc no Youtube (www.youtube.com/funescpbgov).

 

A programação deste domingo será aberta com ‘Divertimusicalizando: histórias e brincadeiras musicais com a Tia Naná Vianna’. A artista propõe diversão com histórias cantadas, dança e brincadeira do jeito que criança gosta.

 

Em seguida, estreia do projeto Circonectando, que tem apresentação do Palhaço Suvelão, personagem criado e vivido por Daniel Nóbrega, professor da Escola de Circo Djalma Buranhêm. Ele entrevistará Josemberg Pereira, artista circense e gerente operacional de circo da Funesc. É o primeiro de um total de quatro programas criados para para comemorar e homenagear virtualmente o mês das crianças.

 

 

Na segunda-feira (12), acontece a 9ª edição do Espaço da Criança, com o dia todo dedicado aos pequenos no canal TV Funesc. A apresentação fica por conta da dupla de palhaços Carrapicho (Josemberg Pereira) e Suvelão (Daniel Nóbrega), a partir das 10h. A primeira atração será a exibição de um concerto da Orquestra Infantil. Em seguida, o Coro Infantil entra em cena.

 

A festa segue com uma contação de histórias musicadas comandada pelo Tio Moésio, da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN). Primeiro, as crianças vão descobrir “Quem quer jantar com o sapo?” (Varal de histórias) e em seguida, conhecerão a “História da Dona Baratinha”.

Ainda na segunda-feira, haverá apresentações poesia de rua feita pelas crianças Aristéia e Pedrinho, do Projeto Social Batalha do Pedregal (Campina Grande). A cultura popular entra em cena com Cavalo Marinho Infantil Sementes do Mestre João do Boi, sob coordenação da Mestra Tina. Na sequência, o público vai se inspirar com a apresentação das alunas da Escola de Dança do Theatro Santa Roza, coreografadas pelas professoras Antonieta Soares, Claudia Cavalcante e Denilce Regina.

 

O músico Henrique Ornellas se apresenta no palco virtual do Espaço da Criança com a contação de história ‘Camaleão Musical’. Em seguida, a palhaçaria invade o canal da Funesc no Youtube com intervenção artística dos grupos Cia.Trupeçando, Cia. Retalhos, Palhaça Cacatua, Palhaço Pipoca, Trupe Los Rodrigues e Montagem Circus. Na sequência a Cia. Cara Dupla de Teatro apresenta o espetáculo ‘A Cigarra e a Formiga’. Quem fecha a programação do dia é Yan Pequeno Músico, que aos seis anos, é um prodígio da música na Paraíba.

Na terça-feira (13) a programação segue com uma edição especial do Painel Funesc feito por crianças. No domingo (18), haverá sarau poético só com crianças mediado pela atriz Suzy Lopes  e música com o Quarteto Gazzi de Sá.

 

No domingo (25), haverá oficina de pintura e contação de histórias para fechar a programação.