Notícias
Concerto da Orquestra Sinfônica Jovem tem obras de compositores brasileiros como destaque
Músicas dos compositores brasileiros José Siqueira e Brenno Blauth são destaque do programa do concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, nesta quinta-feira, 19 de outubro, com regência do maestro Luiz Carlos Durier. O 7º concerto oficial da temporada 2023 começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, e terá a participação da flautista Sabrina dos Santos como solista. A entrada é gratuita.
As obras brasileiras executadas neste concerto são “Concertino para Flauta e Orquestra de Cordas”, de Brenno Blauth, nascido em Porto Alegre (RS), e “Episódio Sinfônico – Cenas do Nordeste Brasileiro”, do paraibano da cidade de Conceição, o maestro José Siqueira. O concertino de Blauth terá a participação da solista Sabrina dos Santos.
No programa constam também a “Suíte Bergamasque – Clair de Lune”, do pianista e compositor francês Claude Debussy (orquestração de André Caplet); “Finlândia, Op. 26”, do finlandês Jean Sibelius; “Caríssima”, composição do inglês Edward Elgar; e “Namouna – Suíte de Ballet n. 1 (Prelúdio, Serenata e Fête Foraine – Parque de Diversões)”, do também francês Édouard Lalo.
“O Concertino para Flauta, de Brenno Blauth, foi escrito em 1964 e representa o neoclássico nacionalista brasileiro”, explicou o maestro Luiz Carlos Durier. “O material sonoro tem um tom bucólico com variações melódicas e, ao final, uma marcha mostra a virtuosidade do solista. Já a composição de José Siqueira ressalta a musicalidade do Brasil com temas empolgantes”, afirmou, ao se referir às duas importantes obras de compositores brasileiros, que serão destaque nessa apresentação da Orquestra Jovem.
Na opinião do maestro Durier, o concerto está rico em estilos, com música impressionista e romântica também. “O público terá um lindo repertório para se divertir e amar. De um modo geral, tocaremos as pessoas presentes pela beleza e empolgação”, completou.
A flautista Sabrina dos Santos disse estar bem animada em poder fazer novamente um solo com a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. “É sempre uma oportunidade única e uma experiência imprescindível para a nossa carreira, para a nossa formação musical, ter essa oportunidade de estar frente à orquestra solando”.
“O repertório que eu vou fazer vai ser o Concertino para Flauta, de Brenno Blauth, que é um compositor brasileiro. Associar essa experiência muito boa com um compositor brasileiro, tocando músicas que são de nossas raízes, é muito importante, tem sido muito importante, muito marcante para mim. Fizemos um trabalho bem legal com a orquestra, a música tá belíssima, tá maravilhosa, e espero também que, quem possa ir, sinta esse trabalho. Espero que todos gostem”, finalizou a flautista.
A solista
Sabrina dos Santos é licenciada em Música, com habilitação em Flauta Transversal pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente cursa o bacharelado em Flauta pela mesma instituição. Iniciou seus estudos musicais aos nove anos de idade, através do seu pai. Na sua formação, além da UFPE, passou pelo curso técnico em flauta da Escola de Música de Brasília e Universidade de Brasília. Teve como principais professores Madelon Guimarães (CEP-EMB), Beatriz Magalhães Castro (UnB), Rogério Acioli (UFPE), e, atualmente, Felícia Coelho (UFPE).
Como flautista, é integrante da Orquestra Sinfônica Jovem Paraíba e fez participações também na Sinfonieta UFPE, Brasília Sopro Sinfônica, Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba e Banda Sinfônica do Recife.
Participou como aluna ativa de festivais importantes, dos quais se destacam: Festival Internacional de Música de Santa Catarina, Oficina de Música Antiga do Recife, Festival de Ópera do Recife e Gramado In Concert. Sabrina dos Santos foi premiada com o 3° prêmio do Concurso de Jovens talentos Troféu Mansueto Barbosa (2022).
O regente
O maestro Luiz Carlos Durier, paraibano de João Pessoa, é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 25 anos e foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante nove anos.
Concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical, ensinando Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência.
Na sua trajetória, Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, e ainda do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Regeu ainda apresentações de artistas populares com a Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Jovem, a exemplo de Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Cátia de França, Nathalia Bellar, Chico César e Santanna, O Cantador.
No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito do Rotary Internacional, pelo brilhante desempenho profissional frente a OSPB.
Entrada – Não é cobrado ingresso para os concertos da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Os idosos, cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção têm entrada acessível na lateral da Sala de Concertos, ao lado do palco da Praça do Povo. Há também cadeiras especiais para esse público. O programa deste concerto ficará disponível na bio da página da OSPB no Instagram: @orquestra.ospb.
Próximos concertos – A Orquestra Sinfônica da Paraíba fará concerto no próximo dia 26 e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em 16 de novembro, ambos na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, com início às 20h30.
SERVIÇO
Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba
7º Concerto Oficial da Temporada 2023
Regência: Maestro Luiz Carlos Durier
Solista: Sabrina dos Santos (flauta)
Dia: 19 de outubro (quinta-feira)
Hora: 20h30
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural
Ingresso: Gratuito