Sinfônica Jovem da Paraíba faz concerto popular em homenagem a Jackson do Pandeiro

publicado: 05/07/2019 15h13, última modificação: 05/07/2019 15h17
Genival Lacerda é um dos convidados do concerto

Um concerto cem por cento regional é o que a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba está preparando para apresentar no Festival de Artes Jackson do Pandeiro, evento realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba, no período de 25 a 28 de julho, comemorativo ao centenário de nascimento do artista paraibano. O concerto será no dia do encerramento do festival, às 17h, na Praça do Povo, e terá as participações especiais de três gerações de artistas paraibanos, representadas por Genival Lacerda, o seu filho João Lacerda, e as crianças Lívia Valéria e Thallyson Ramos, ambas de 11 anos.

A proposta do concerto, que terá regência do maestro Luiz Carlos Durier, é mostrar as músicas de Jackson em leitura de intérpretes de várias gerações, iniciando com o paraibano de Campina Grande Genival Lacerda, considerado pelo público um mito da música nordestina e que conviveu com Jackson do Pandeiro, chegando a gravar, em 1998, o CD “Tributo a Jackson do Pandeiro”, em homenagem ao amigo. “Estou feliz e grato pela oportunidade de poder homenagear esse ícone da música brasileira, o qual tive o prazer em conviver e acompanhar de perto sua carreira”, disse o artista campinense.

Conhecido nacionalmente, Genival Lacerda ficou conhecido pela dança na barriga, vestimentas, sandálias e a irreverência das suas músicas, com um estilo próprio de cantar, retratando a alegria de ser nordestino. Começou sua carreira em Campina Grande, em 1950, como radialista nas rádios Borborema e Caturité, apresentando o programa O Forró de Seu Vavá, líder de audiência. A partir desse início de carreira, foi para Recife, onde trabalhou como cantor nas rádios Clube e Tamandaré, e onde entrou no mercado fonográfico, seguindo depois para o Rio de Janeiro.

Quem não conhece Genival Lacerda? Quem não conhece 'Severina Xique-Xique', música que estourou nos anos 70, abrindo caminho para inúmeros outros sucessos, como 'Radinho de Pilha', fenômeno que vendeu mais de 500 mil cópias em todo o Brasil, 'Mate o Véio' e 'Rock do Jegue'? A discografia de Genival Lacerda é composta hoje de mais de 50 álbuns e, aos 87 anos de idade, ele ainda atua nos palcos de todo o Brasil e trabalha em novos projetos, sem pensar em aposentar a alegria de subir ao palco.

O artista paraibano tem atuado também ao lado do filho, o cantor João Lacerda, com quem divide palcos e produção e gravação de CDs. João Lacerda é um dos convidados especiais do concerto comemorativo da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. “Para mim, que nasci na Paraíba, e cresci ouvindo Jackson do Pandeiro, é uma honra participar desse concerto em homenagem a um dos maiores representantes da cultura nordestina”, destacou o músico.

Nova geração

Sucessos como Cabo Tenório e Chiclete com Banana serão interpretados neste concerto pela cantora paraibana nascida em Patos, Lívia Valéria, de apenas 11 anos de idade, que já tem uma história para contar dentro da música regional. Ela foi uma das participantes da quarta temporada do programa The Voice Kids, da Rede Globo, e tem se apresentado em várias cidades paraibanas, com agenda sempre lotada, inclusive fez o show de abertura do São João de Patos deste ano.

Para ela, essa experiência de cantar em um concerto será um grande passo na sua carreira. “Estou muito feliz de ser escolhida pela Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba para participar do centenário de Jackson do Pandeiro. A expectativa é muito grande. Eu estou contando os dias e as horas para essa apresentação no Espaço Cultural”, completou.

Thallysson Ramos é outro representante da nova geração de músicos paraibanos. Ele tem 11 anos e nasceu no Rio de Janeiro, mas mora em Alagoa Grande, terra de Jackson do Pandeiro. Ganhou uma sanfona aos 5 anos de idade e não quis mais parar. O jovem músico foi o vencedor do Talentos Kids, este ano, em Guarabira, e além de querer se tornar um grande artista, o maior sonho do menino é conhecer seu ídolo, o cantor e compositor paraibano Amazan, a quem homenageia usando um lenço envolto ao pulso, marca registrada do artista. “É que mostra o jeito como se toca”, justificou Thallyson.

A participação no concerto com a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba é vista como um momento muito importante da sua vida. “A minha expectativa é muito grande. Eu estou muito feliz em poder participar desse concerto em comemoração a Jackson do Pandeiro e também por ser de Alagoa Grande”, finalizou o jovem sanfoneiro.