Notícias

em 2023

Circuito Funesc cadastra municípios para receber ações culturais

publicado: 20/12/2022 20h30, última modificação: 20/12/2022 20h37
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
Projeto Interatos em Pedras de Fogo, com Coletivo Tanz
Projeto Interatos em Pedras de Fogo, com Coletivo Tanz
Interatos em Pedras de Fogo-Foto por Thercles Silva-3756.jpg
Projeto Interatos em Pedras de Fogo, com Coletivo Tanz

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) inicia, nesta quarta-feira (21), o cadastramento de instituições públicas interessadas em receber ações culturais durante o ano de 2023. O cadastro é destinado às secretarias, diretorias e departamentos municipais de cultura e pode ser realizado até o dia 20 de janeiro, através do site www.funesc.pb.gov.br.

 

De acordo com o presidente da Funesc, Pedro Santos, o 'Circuito Funesc' engloba projetos como a Caravana Agosto das Letras, o De Repente na Estrada, a Caravana Interatos, o Espaço Lab e a Mostra Itinerante de Cinema. "Além de proporcionar um diagnóstico das demandas regionais, a iniciativa busca ampliar a presença da fundação no interior do estado. O objetivo central é possibilitar que as populações de cidades de menor porte também tenham a oportunidade de acessar a produção artística paraibana", ressaltou.

 

No ato da inscrição, o responsável pela instituição poderá indicar até três atividades de interesse do município, a exemplo de cantorias, concertos da Orquestra Sinfônica da Paraíba, contação de histórias, sessões de cinema, saraus, doações de acervos literários, além de espetáculos e oficinas nas áreas de artes visuais, circo, dança, literatura, audiovisual, música, produção cultural e teatro. A instituição local também deverá informar as contrapartidas oferecidas para viabilizar a realização dos projetos no município. 

 

Em 2022, a Funesc alcançou 60 municípios paraibanos com a realização de ações de promoção, circulação, formação e fomento. A estimativa é de que tenham sido beneficiados aproximadamente 1,6 mil artistas, técnicos e profissionais do setor cultural, com um investimento aproximado de R$ 1,2 milhão em contratações artísticas.