Notícias

Cine-Teatro São José leva projeto itinerante a escolas estaduais de Campina Grande

publicado: 18/10/2019 14h54, última modificação: 18/10/2019 14h54
Design sem nome (1).png

O Cine-Teatro São José, localizado em Campina Grande, leva nos meses de outubro e novembro deste ano, a quatro escolas públicas da cidade, um projeto itinerante que contempla a exibição de curtas metragens provenientes da Mostra Linduarte de Noronha.

Segundo Toninho Borbo, Diretor de Ação Cultural do Cine, o objetivo do ‘Cine-Teatro São José Itinerante’ é circular bens e serviços culturais em escolas estaduais da cidade, além de estimular a formação de plateia e dar oportunidade à comunidade de entrar em contato com a produção estadual de cinema.

O calendário de ações do projeto contempla, neste primeiro momento, quatro escolas. São elas: Escola Estadual Alceu do Amoroso Lima (23/10); Escola Estadual Assis Chateubriand (30/10); Escola Estadual da Liberdade (07/11) e Escola Estadual do José Pinheiro (04/10). Todas as sessões de curtas-metragens acontecerão às 19h, exclusivamente para o público escolar.

A curadoria das escolas a receberem o ‘Cine-Teatro São José Itinerante’ é feita pela gerência do próprio Cine-Teatro, que traz como critério de seleção a inserção da escola em locais de vulnerabilidade social, impulsionando assim a inclusão e o acesso à cultura.

 

Cine-Teatro São José

Em estilo art déco, a arquitetura do Cine-teatro, um patrimônio cultural do Estado, foi preservada pela reforma que o prédio passou, em 2014, quando o local foi reaberto pelo Governo do Estado no dia 1º de julho de 2014. Inaugurado em 1945, o cinema histórico da cidade havia sido fechado em 1983 e ficou desativado como ambiente de cultura durante 30 anos. 

A partir de sua reabertura, o São José passou a ser gerido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), agora responsável pela sua conservação e ocupação.


Serviço:

‘Cine-Teatro São José Itinerante’

Datas e locais:

- Escola Estadual Alceu do Amoroso Lima (23/10)

- Escola Estadual Assis Chateubriand (30/10)

- Escola Estadual da Liberdade (07/11)

- Escola Estadual do José Pinheiro (04/10)

Horário: 19h

Entrada gratuita